quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Cruzeiro surpreende e deixa a Primeira Liga

Nesta quinta-feira (10), o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, anunciou que a Raposa não mais participará do primeiro torneio a ser realizado no âmbito da Primeira Liga, a Sul-Minas-Rio. Segundo Tavares, surgiram questões com as quais ele não concorda, assim como os dirigentes do Flamengo e Fluminense, existindo grande possibilidade de ambos os clubes também deixarem a Liga. O presidente do Cruzeiro ainda lembrou o momento conturbado da CBF e a eleição do dia 16, para eleger o substituto de José Maria Marin, preso nos EUA sob investigação de corrupção.

Gilvan foi eleito o primeiro presidente da Primeira Liga. Em 2015,  teve entreveros com a Federação Mineira de Futebol (FMF), os quais incentivaram a participação do Clube na concepção da nova entidade. A criação da Primeira Liga seria uma forma de clubes insatisfeitos com Federações Estaduais, como o Cruzeiro, em Minas Gerais, e Flamengo e Fluminense, no Rio de Janeiro, criarem outro caminho para auferirem novas receitas. O que ocorreu, então, para o Cruzeiro desistir de disputar o primeiro torneio da Primeira Liga?

Segundo postagem do colunista e blogueiro Juca Kfouri, no UOL, por sua conta e risco, sem revelar aos seus pares da Liga, Tavares teria se encontrado com Marco Polo Del Nero na CBF, o que teria causado grande desconforto e redundado em seu afastamento da presidência. A saída do Cruzeiro seria, na opinião de Kfouri, revanche. Teria sido esse o motivo?

Fato concreto: no dia 26 de novembro, uma reunião entre os membros da Liga decidiu que essa teria um "co-presidente", Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR. Kfouri pode ter razão? Sim, ele pode estar certo e Tavares pode ter sido afetado pela eleição de Mário Celso Petraglia. Mesmo assim, o presidente do Cruzeiro é percebido como um dirigente sério e seria necessário ouvir e aprofundar o seu lado da história.

Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético MG e CEO da Primeira Liga, afirmou que a saída de qualquer clube da mesma, com o tempo escasso disponível, e com o bombardeio ao qual a Liga tem sido submetida - sua criação tem incomodado a várias Federações Estaduais - serve apenas para fortalecer "quem está sendo investigado pelo FBI como quadrilha". Kalil também se recorda de que quis desistir quando sua família foi agredida e que o próprio Gilvan não permitiu que ele o fizesse, lembrando o compromisso com o futebol brasileiro. Agora, por "motivo menor" e um possível "mal entendido", o Cruzeiro deixa a Liga.

O que virá, doravante? Ainda é cedo para saber. Flamengo e Fluminense não deixaram, até o momento, a Primeira Liga; mesmo assim, a saída do Cruzeiro pode dificultar o torneio. Aguardemos; porém, com um sentimento de decepção, por que a nosso ver, a criação da entidade foi uma das boas notícias do futebol nacional em 2015.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário