quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cruzeiro: mais reflexões sobre o momento

Crédito: Master isolated images
Temos dito que a queda de produção do Cruzeiro pode ter várias causas, como um calendário pesado de jogos, mais estafante do que o de vários times, se for incluída a participação na Libertadores da América e a excursão aos EUA, o desgaste físico de vários jogadores e certa quebra de ritmo com a saída Éverton Ribeiro (para amistosos da Seleção Brasileira) e de Ricardo Goulart (para a Seleção e com posterior lesão, já recuperada).

Vale lembrar que na Libertadores, apenas os integrantes do G4 do Brasileirão jogam, além do último vencedor, no caso, o Atlético MG. Portanto, apenas cinco times do Brasil jogaram a Libertadores de 2014: Atlético MG, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Atlético PR. Esses cinco times com certeza tiveram uma quota de desgaste extra em relação aos demais.

Uma melhor marcação dos adversários sobre o Cruzeiro seria também causa da queda de rendimento recente? Faz sentido, mas parcialmente. Jogos contra o Líder passaram a ser uma espécie de "caça à raposa", os adversários estudam bem o Cruzeiro e certamente os caçadores melhoraram bastante. Mas a preparação física e o ritmo da própria Raposa cairam, independentemente da marcação. Há quem diga que o estilo ofensivo de jogo também ajuda a desgastar.

Constatamos ainda que os cruzeirenses têm finalizado especialmente mal neste ano, perdendo muitos gols ditos "imperdíveis". Essa má finalização já apareceu no campeonato passado, em alguns jogos e, mesmo assim, o Cruzeiro esteve melhor. Por que se perdem tantos gols? Falta de concentração? O fato é que o dito "quem não faz, leva" tem sido verdadeiro para o time alvi-celeste em jogos recentes.

Vamos acompanhando. Vejamos como a Raposa reage nas últimas contendas do ano, na Copa do Brasil contra o Santos (hoje veremos o primeiro jogo das semifinais) e nas sete rodadas que faltam para o fim do Brasileirão. Uma reação forte do Líder nos parece mais provável, especialmente no Brasileirão. E não descartemos uma final Cruzeiro e Atlético MG na Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário