quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Uma teoria sobre o momento do Cruzeiro

Crédito: Master isolated images
Nossa teoria para a queda de produção do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro é que o Líder atravessa fase de forte cansaço e desgaste físico, em decorrência de um calendário pesado (Campeonato Mineiro, Libertadores da América, Brasileirão, Copa do Brasil e jogos nos EUA), associado a um estilo ofensivo, que pode desgastar bastante.


Mais: o cansaço provavelmente prejudica a concentração e aumenta os erros de defesa, meio de campo e ataque, embora um ou outro jogador possa ser emocionalmente mais afetado por momentos de decisão (nada que não seja superável, com trabalho sobre os mesmos). De fato, um calendário por demais intenso pode desgastar demais o físico e até o emocional de jogadores. O desabafo de Dagoberto ao final do jogo de ontem foi sintomático: os jogadores também sentem dor.

Qual é a saída? Para 2014, não vemos alternativa a não ser o Cruzeiro cuidar fisicamente de seus jogadores da melhor forma possível, mantendo o melhor que puder a formação, para dar ritmo, e, ao mesmo tempo, mantendo elevado o moral do time. Afinal, ele tem uma campanha vencedora, até o momento. O retorno de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart ao time também é muito positivo e o Cruzeiro poderá retomar o ritmo perdido com a saída de ambos para a Seleção e com a recuperação da recente lesão de Goulart.


E quanto aos anos futuros? Boa pergunta.


Bola pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário