quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Presidentes da Federações Alemã e Colombiana renunciam

Ambos renunciaram na segunda-feira (9): Wolfgang Nierbach e Luiz Bedoya, respectivamente presidentes das Federações Alemã e Colombiana, renunciaram aos seus respectivos cargos. O primeiro está sob suspeita de evasão fiscal relacionada ao processo de escolha da sede da Copa do Mundo Fifa 2016; o segundo alegou razões pessoais, mas, segundo se notícia em veículos de mídia, sua renúncia pode estar associada às investigações sobre corrupção na Fifa.

A Federação Alemã também pode estar envolvida em um escândalo? Até o sistema de futebol alemão está sub judice? No mês de outubro, a revista Der Spiegel publicou matéria sobre uma suposta "caixa-preta" do comitê da candidatura germânica, por meio da qual teriam sido comprados os votos de quatro delegados asiáticos da Fifa. Somente investigações de órgãos qualificados poderão elucidar os fatos e conhecer a verdade. 

Independente das motivações para as duas renúncias, os dois eventos acima citados entre outros são evidências de que o futebol precisa ser passado a limpo e em âmbito global. Isso realmente ocorrerá, ao menos na medida necessária? Certamente, mudanças ocorrerão. Aguardemos. 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário