sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A Primeira Liga poderia iniciar mais forte em 2016?

A pergunta do título deste post é pertinente. Em tese e na prática, a lógica é "colocar o primeiro torneio da nascente Primeira Liga em pé". Entretanto, o que se percebe é algum enfraquecimento da Liga, ao menos neste início de ano, em função de fatos como as desavenças entre integrantes (aparentemente, resolvidas) e a saída do primeiro CEO, Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético MG (aparentemente, em função das desavenças citadas e de pressões que enfraqueciam a Liga).

Em sua primeira edição, o torneio a ser realizado pela Primeira Liga, entre 12 times nacionais, não deverá render maiores retornos aos participantes, no que tange à verba de televisão. Segundo a mídia, a compra dos direitos de transmissão pela Rede Globo se situará no valor de R$ 5,2 milhões, muito abaixo das primeiras expectativas iniciais. A Emissora teria convencido os participantes da Liga sobre o valor citado, em função do fechamento de sua grade de programação. A verba de TV, a ser repartida entre os clubes, não é única e outras rendas deverão existir, como prêmios por mérito do avanço no torneio e outras.

Os três grupos da primeira edição do torneio da Primeira Liga, a iniciar no final de janeiro de 2016, serão:

- Flamengo, Atlético MG, América MG e Figueirense.
- Grêmio, Internacional, Coritiba e Avaí.
- Cruzeiro, Fluminense, Atlético PR e Criciúma.

A competição será disputada em quartas e quintas-feiras e o canal a transmitir será o Sportv, fechado. Dois clubes integrantes, Atlético MG e Grêmio, também participarão da Libertadores 2016, o que significa que poderão poupar titulares em partidas.

Retornando à pergunta inicial: a Primeira Liga poderia ter se iniciado mais forte, fazendo jus a maiores proventos financeiros, especialmente na TV? Talvez sim, mas o ótimo é inimigo do bom e o histórico dos clubes de futebol brasileiro não é especialmente pródigo em união. Assim, a primeira edição do torneio da Primeira Liga reflete a união que foi possível entre os clubes até o momento. Não foi tanta assim. União é a palavra-chave para que a Liga se fortaleça ao longo do tempo, se é que isso ocorrerá.

Leia mais sobre o assunto aqui e aqui.

Bola Pensante



Nenhum comentário:

Postar um comentário