quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Alexandre Kalil: a Primeira Liga acabou

Segundo informam veículos de mídia, em uma reunião na CBF, da qual participaram Gilvan de Pinho Tavares (presidente do Cruzeiro e da Primeira Liga), Eduardo Bandeira de Mello (presidente do Flamengo), Rubens Lopes (presidente da Ferj) e Walter Feldman (secretário da CBF), ficou acertado que a Ferj libera a participação do Flamengo e do Fluminense apenas para dois jogos do primeiro torneio da Primeira Liga; entretanto, a participação em outros jogos não está assegurada.

Após o evento, Elias Kalil, ex-CEO da Liga e ex-presidente do Atlético MG, deu sua opinião: a Primeira Liga "acabou". Kalil ainda acrescentou: "eu avisei". Quando deixou a Liga, em dezembro de 2015, o ex-CEO reclamou de um "complô" de cinco clubes contra ele. E no episódio da saída do Cruzeiro, que mais tarde retornou à Liga, ele afirmou que o time celeste estava ajudando a "quadrilha" da CBF.

Refletindo sobre todas esses fatos, expressamos várias dúvidas:

1) Flamengo e seu presidente, que têm vivido às turras com a Ferj, concordaram com esse arranjo em que a Federação Carioca cria elevada incerteza?

2) Quem teve delegação do Fluminense - ao que consta, ausente da reunião -, para decidir por ele?

3) Qual é a posição do presidente atual da CBF? Em nome de quem Feldman vem atuando?

4) Quais clubes teriam boicotado Alexandre Kalil? Por que ele realmente deixou a Liga?

5) Qual é a real visão do presidente da liga, Gilvan Tavares, sobre isso tudo?

Este blog sempre considerou muito boa e interessante a ideia de uma liga de futebol criada por clubes da série A, que não necessitariam da CBF para desenvolverem torneios competitivos e atraentes. A aparente subserviência da Primeira Liga desaponta, a menos que alguém explique melhor o que se passa.

Finalizando, com esses e outros percalços lamentáveis, e com todo o jogo político que infelizmente tem enfraquecido a grande oportunidade que a Primeira Liga representa para o futebol nacional, a prova dos nove será a efetiva realização do primeiro torneio da Liga em 2016, com caráter de amistoso. Se esse primeiro torneio ocorrer - seu início está previsto para 27/01 -, a Primeira Liga terá, em nossa opinião, belas chances de efetiva decolagem.

Veja mais detalhes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário