terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Torcedores do Flamengo se manifestarão contra a Ferj

Segundo noticiam veículos de mídia, a torcida do Flamengo se prepara para uma manifestação em frente à Ferj, na próxima sexta-feira, às 11 horas, em protesto contra a postura da Federação carioca, que tenta impedir a participação de Flamengo e Fluminense na Primeira Liga, inclusive por meio da possibilidade de retaliações. Ocorre que a criação da Primeira Liga encontra respaldo legal na Lei Pelé (9.615, 24/3/1998).

Tomara que a manifestação seja realmente apoiada pela torcida, inclusive do Fluminense, e que tudo se faça com ordem e civilidade. O momento é importante e amanhã, começam os jogos da rodada inicial do primeiro torneio da Primeira Liga, entidade que pode ser o embrião de uma liga de futebol nacional, sem a CBF (cujo papel precípuo deveria ser cuidar da Seleção Brasileira), conforme ocorre em outros países.

Quanto à Ferj e às demais federações estaduais, elas deveriam ter os seus papeis repensados. Parece evidente que os campeonatos estaduais, no formato em que são disputados, são altamente desinteressantes. Novas fórmulas de estimular o futebol nos estados deveriam ser pensadas, inclusive gerando mais empregos: ao término desses torneios, um imenso contingente de profissionais simplesmente perde seu trabalho. Isso deveria mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário