terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Primeira Liga e possíveis tentativas de barrá-la no início do ano

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) enviou à CBF um texto assinado por 14 clubes, contendo requisitos para filiados disputarem competições interestaduais. A tentativa parece ter o propósito de inviabilizar a participação do Flamengo e do Fluminense na discuta do primeiro torneio da Primeira Liga, a iniciar no dia 27 de janeiro; além disso, o texto tenta adiar a disputa para 2017. A Primeira Liga informa que manterá o torneio.

Esta não seria a primeira tentativa de barrar a Primeira Liga neste ano de 2016. Na virada da última semana, o presidente do Cruzeiro e da Primeira Liga, Gilvan de Pinho Tavares, afirmou que o secretário da Fifa, Walter Feldman, está "colocando as mangas de fora e comandando a CBF", no sentido de inviabilizar o torneio, em desrespeito a um acordo não formal fechado entre a Liga e o presidente licenciado da Confederação, Marco Polo Del Nero, antes de sua licença. Citando o exemplo da Florida Cup, torneio disputado nos EUA com a participação de clubes brasileiros, Gilvan afirmou que o  torneio da Primeira Liga vai sair.

O primeiro torneio da Primeira Liga contará com 12 times, incluindo Atlético MG, Cruzeiro América MG, Grêmio, Internacional, Flamengo, Fluminense, Atlético PR, Coritiba, Avaí, Chapecoense e Figueirense. Nem todos os integrantes da Primeira Liga participarão, ficando de fora da primeira edição Joinville, Criciúma e Paraná.

A competição será disputada em quartas e quintas-feiras e o canal a transmitir será o Sportv, fechado. Dois clubes integrantes, Atlético MG e Grêmio, também participarão da Libertadores 2016. Os três grupos da primeira edição do torneio da Primeira Liga, serão:

- Flamengo, Atlético MG, América MG e Figueirense.
- Grêmio, Internacional, Coritiba e Avaí.
- Cruzeiro, Fluminense, Atlético PR e Criciúma.

Leia também:

A Primeira Liga poderia iniciar mais forte em 2016?

Nenhum comentário:

Postar um comentário