segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Futebol espanhol, torcida e racismo

Neymar foi alvo de racismo na Europa, ou, mais precisamente, na Espanha. Conforme mostra esta matéria da ESPN Brasil, neste sábado (2), o jogador brasileiro foi alvo da agressão de torcedores do Espanyol, que imitaram macacos e direcionaram xingamentos ao atacante do Barcelona. Os dois times disputavam o Campeonato Espanhol.

Infelizmente, constatamos que esse tipo de evento ocorre também no País que produziu o campeão mundial de clubes, o Barça. Segundo a mídia, na súmula do juiz, nada constou; além disso, o técnico do time de Neymar, Luis Enrique, não quis se manifestar. Não parece surpreendente? Especialmente considerando que essa pode não ter sido a primeira vez que a torcida do Espanyol se comporta assim?

Haverá desdobramentos? Ou o futebol espanhol repetirá o que temos visto, por exemplo, em eventos da Conmebol, sem penalizações razoáveis? Esperemos que a Liga Espanhola tome as providências que a gravidade do caso requer. Bom seria também se o próprio Neymar se manifestasse a respeito, isso ajudaria a melhorar o futuro. Estará ele disposto?

Sugerimos também a leitura deste e deste artigo da Folha de São Paulo sobre o caso.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário