quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Governo e Bom Senso FC apoiam a Primeira Liga

Anos após a queda do Clube dos Treze, vários clubes de futebol se uniram para criar a Liga Sul-Minas-Rio, ou seja, a Primeira Liga. Os dirigentes dessas agremiações saíram da inércia e ora organizam um torneio com independência em relação à CBF e suas federações. O evento ocorre em momento de fragilização da Confederação - e da própria Fifa - diante de investigações sobre corrupção no futebol em curso na Suíça e nos EUA. Lembrando que no Brasil, ocorre uma CPI do futebol, presidida pelo senador Romário (PSB).

Ontem, quarta-feira (21), o Bom Senso FC publicou uma nota apoiando a criação da Primeira Liga, mas alertando que essa deve significar mais do que uma postura de independência em relação às entidades citadas, tornando-se o embrião de algo maior e que reoriente o futuro do esporte mais popular do Planeta, o futebol. O Bom Senso alerta para a necessidade de não se permitir o fim dos clubes do interior nos estados dos grandes clubes integrantes da Liga.

Nesta sexta-feira (22), os integrantes da Primeira Liga comemoraram o apoio do governo federal à mesma, por meio da manifestação do ministro George Hilton. O diretor-executivo da Liga, Alexandre Kalil, e o consultor Eduardo Carlezzo reuniram-se com o ministro  e com secretário nacional do futebol, Rogério Hamam, para apresentar o torneio. O ministro, segundo se noticia, afirmou que o governo federal tudo fará para ajudar a Liga a se concretizar.

Estas são boas notícias, ainda que membros da família Kalil tenham sido criticados - a nosso ver, injustamente - por estarem ajudando os trabalhos iniciais, de forma voluntária e não remunerada. O ex-presidente do Atlético MG negou a participação específica de seu filho em uma rede social, afirmando: "não esperavam que gente do bem tivesse a audácia dos canalhas. Meu filho não é, não foi e nunca será nada ligado ao mundo do futebol". Estará a criação da Primeira Liga incomodando o status quo vigente no futebol nacional?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário