sábado, 3 de outubro de 2015

Liga Sul-Minas-Rio se tornará a Primeira Liga

A Liga Sul-Minas-Rio será batizada como Primeira Liga, segundo seu CEO, Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético MG. O nome remete à Premier League, do futebol inglês, que pode ter servido de inspiração.

Segundo informam veículos de mídia, a Primeira Liga tem vários objetivos e um deles é atrair os grandes clubes de São Paulo. Afinal, dirigentes dessa Liga não escondem que ela poderá constituir-se no embrião de uma liga nacional. Um dos possíveis participantes seria o São Paulo, que veria a iniciativa de forma positiva.

A CBF, avisada pelos integrantes da Liga de que o torneio será criado com ou sem o aval da Confederação, na semana passada, afirmou que seria necessário o aval das Federações Estaduais (sabe-se que isso não ocorrerá, especialmente considerando a Federação Carioca). Nesta semana, o presidente Marco Polo Del Nero se mostrou simpático à ideia e até prometeu um posicionamento em 48 horas. Ocorrerá ou haverá adiamento?

Em nossa opinião, a Primeira Liga - um belo nome! - é realmente o embrião de uma mudança visceral no futebol brasileiro. E esse embrião pode se tornar uma criança e um adulto saudável, se os clubes integrantes se mantiverem firmes. Eles têm a força e as condições são altamente propícias, com a fragilização da CBF diante da CPI do futebol e dos imprevisíveis desdobramentos das investigações conduzidas pelos órgãos competentes do EUA e da Suíça sobre a corrupção do futebol.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário