terça-feira, 18 de agosto de 2015

Arbitragem na berlinda: por que tantos erros?

Crédito: samuiblue

A arbitragem do futebol nacional, cuja responsabilidade é da CBF, está na berlinda: o que está acontecendo? Por que se cometem tantos erros graves, como na rodada 19, final do primeiro turno do Brasileirão 2015? Dos 10 jogos ocorridos, destacam-se os erros dos pênatis nos jogos do Palmeiras, São Paulo e Santos, um gol mal anulado no jogo do Corinthians e erros cometidos contra o Atlético MG.

Conforme lembra Juca Kfouri em seu blog, tais erros favorecem times paulistas e o ponto de atenção é que a administração da CBF é de São Paulo. Não se pode afirmar que existe desonestidade, mas com certeza, pode-se argumentar que existe, então, considerável despreparo: sem a desonestidade, esta é a alternativa restante.

Nesse contexto, a batalha dos árbitros por direito de imagem, via mudança na Lei do Profut, se enfraquece. Sugerimos aos leitores um breve mergulho no contexto dessa luta, por meio do post

Árbitros lutam por direito de imagem e querem mudar Profut

A favor dos árbitros, diríamos que esses não operam em condições de trabalho ideais - longe disso! - conforme se pode depreender do post 

- Como criar um salto de qualidade na arbitragem nacional?

Assim, a CBF emerge como a grande responsável pela arbitragem nacional, aquela que poderá, se tiver vontade política, reverter o quadro de erros e baixa qualidade, por meio de mudanças profundas e, não, meramente paliativas. 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário