sábado, 15 de agosto de 2015

Presidente da Fifa ameaçado por presidente da Uefa?

Crédito: Feelart

Joseph Blatter, presidente da Fifa, afirmou que Michel Platini, presidente da Uefa, o ameaçou de prisão se ele disputasse a eleição mais recente da Federação, ocorrida no dia 29 de maio, segundo o jornal holandês Volkskrant. A ameaça teria sido feita ao irmão de Blatter, durante uma refeição ocorrida horas antes da votação: Platini teria se sentado ao lado do mesmo e dito para transmitir ao presidente da Fifa a referida ameaça.

O presidente da Uefa, por seu turno, refuta a acusação, tratando-a como "história inventada". Michel Platini é candidato aberto à próxima eleição para a presidência da Fifa, prevista para 26 de fevereiro de 2016. Até o momento, anunciaram suas candidaturas o príncipe da Jordânia Ali bin Al Hussein, concorrente do último pleito, e o sul coreano Chung Mong-joon.  

Blatter, tendo vencido o pleito de 2015, renunciou ao cargo no dia 2 de junho, a menos de uma semana da eleição, na esteira do escândalo envolvendo a prisão de executivos da Fifa na Suíça, em ação conjunta entre a polícia daquele País e o FBI dos EUA. Entre os presos, estava José Maria Marin, ex-presidente da CBF, que ainda se mantem retido, podendo ser extraditado para os EUA.

A trajetória de Blatter na Fifa é longa. Em 1975, ele se tornou diretor técnico da Federação e em 1981 se tornou secretário geral. Em 1998, foi eleito presidente pela primeira vez, tendo sido reeleito em 2002, 2007, 2011 e 2015. Ao todo, são estimados 15 anos apenas como presidente.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário