terça-feira, 25 de agosto de 2015

Vanderlei Luxemburgo resistirá no Cruzeiro?

Crédito: samuiblue

O técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, retornou ao Clube no dia 3 de junho e com o pé direito: o time venceu o Flamengo por 1 a 0; poucos dias após, a Raposa bateu o Atlético MG por 3 a 1, para alegria de uma torcida que não a via vencer o Galo por longos meses. Nova vitória ocorreu, na sequência, sobre o Vasco, tendo o Cruzeiro vencido o Clube carioca pelo placar de 3 a 1.

Entretanto, o tempo passou e a campanha da Raposa no Brasileirão caiu de produção, deixando-a próxima da zona de rebaixamento. Em 17 partidas comandadas por Luxemburgo, o Cruzeiro venceu seis, empatou três e perdeu oito; marcou apenas 14 gols e sofreu 17. São resultados realmente ruins e que atormentam a torcida alviceleste.

Amanhã, dia 26 de agosto, Luxemburgo tem a missão de classificar o Cruzeiro para as quartas de finais da Copa do Brasil, precisando vencer o Palmeiras; o primeiro jogo das oitavas de final entre as duas equipes foi ganho por 2 a 1 pelo time paulista.

O Cruzeiro, com Marcelo Oliveira, atual técnico do Palmeiras, não começou bem o Brasileirão 2015, por estar envolvido com a Libertadores, torneio no qual foi desclassificado nas semifinais disputadas contra o River Plate, campeão do torneio em 2015. Outro fator que certamente pesou foi o desmanche da equipe bicampeã em 2013-2014. Com Luxemburgo, o Clube chegou até a posição 10 mas terminou o primeiro turno na posição 14 e agora se encontra na posição 15, perigosamente perto da região de degola. 

Segundo matéria do UOL, desde 2011, Vanderlei Luxemburgo é o segundo pior técnico do Cruzeiro em aproveitamento, perdendo apenas para Émerson Ávila (43,7% do primeiro x 11,1% do segundo). Aliás, os melhores técnicos considerando essa variável foram Cuca, que atua na China, e Marcelo Oliveira, ora no Palmeiras (71,2% x 69,03%). 

E por falar em Cuca, de acordo com informações do UOL, ele é o nome de maior agrado dos dirigentes do Cruzeiro, caso o Clube se decida pela dispensa de Luxemburgo, conforme os próximos resultados dos próximos jogos da Raposa (talvez até do próximo, contra o Palmeiras, na Copa do Brasil). O treinador já teve uma boa passagem pelo Cruzeiro em 2010 e parte de 2001 e com ele, o Clube quase venceu o Brasileirão, conquistado pelo Fluminense com uma diferença de apenas dois pontos para o vice-líder. Com Cuca, o Atlético MG conquistou a Libertadores 2013.

Que futuro aguarda o Cruzeiro e seu  técnico Vanderlei Luxemburgo? Aguardemos os próximos capítulos.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário