segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Breves considerações sobre o Brasileirão 2015

O Campeonato Brasileiro ou Brasileirão 2015 alcançou sua rodada 27/38, estando em 71,1% de sua realização. No próximo final de semana, será disputada a rodada 28, a partir de quando faltarão precisamente 10 jogos para a finalização do torneio. Mesmo assim, a essa altura, pode-se elaborar algumas análises, considerando os resultados até aqui apurados:


Em relação ao G4, são pontos de atenção:

1) Corinthians, Atlético MG e Grêmio tendem a se firmar como os três primeiros colocados e, portanto, fortes postulantes à disputa da Libertadores 2017, percebendo-se considerável firmeza nas posições que ocupam, conforme quadro abaixo:

DANÇA DAS POSIÇÕES NO G4

Ainda que haja mudança de posição entre eles, a tendência é que se classifiquem nas três primeiras vagas.

2) As estatísticas decorrentes do quadro anterior são vistas abaixo e respaldam a força do Corinthians, Atlético MG e Grêmio, especialmente quando se consideram todas as rodadas do G4 (segunda tabela a seguir):

   ESTATÍSTICAS SOBRE AS POSIÇÕES

3) A quarta posição tem sido pautada pela maior instabilidade, conforme quadro maior acima. Neste momento, Palmeiras e São Paulo têm as maiores possibilidades, mas não é possível prever qual equipe conquistará a vaga. Até por que, Flamengo, Internacional e Santos, por meio de uma arrancada (será provável?), podem mudar o futuro e eles não estão fora do páreo. 

4) Times como Sport e Atlético PR simplesmente não tiveram fôlego para se manter no topo. O Sport, especificamente, único representante da Região Nordeste no torneio, chegou à liderança durante cinco rodadas, o que é significativo.

Já com respeito aos demais times do Brasileirão, observamos:

1) Na zona de rebaixamento (ZR), três times de Santa Catarina - Chapecoense, Figueirense e Joinville - e o Vasco lutam pela saída e sobrevivência na série A.

2) Times mais próximos da zona de rebaixamento, como Goiás, Avaí, Coritiba, Cruzeiro e Fluminense estão sob risco, com pequena diferença de pontos para a Chapecoense, o time na melhor posição dentro da ZR.

3) O bicampeão Cruzeiro chama a atenção pela queda de desempenho em relação ao biênio 2013-2014, decorrente do desmonte do time vitorioso anterior. Acreditamos que ele não cairá à série B, mas um trabalho profundo de reconstrução precisará ser feito e a contratação do técnico Mano Menezes tem também essa finalidade.

4) O Fluminense é outro que desponta pela derrocada no segundo turno do Brasileirão: terminou o primeiro turno na quarta colocação e tem performado pessimamente desde então, com sete derrotas e um empate. A entrada de Ronaldinho Gaúcho sabidamente não agregou valor ao time; terá criado algum tipo de efeito negativo no ambiente interno?

Finalizando, nossos palpites são pela vitória do Corinthians, seguido por Atlético MG, Grêmio e Palmeiras. Quanto à ZR, em nossa opinião, Fluminense, Cruzeiro e Coritiba ficarão fora, mantendo-se na série A.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário