sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Copa Sul-Minas-Rio está a caminho?

Segundo informa a mídia, a já constituída Liga Sul-Minas-Rio de Futebol Profissional deve apresentar à CBF, dentro de alguns dias, a proposta do torneio que pretende organizar em 2016. Treze são os times participantes da Liga:

- Flamengo e Fluminense (RJ).
- Atlético MG e Cruzeiro (MG).
- Grêmio e Internacional (RS).
- Atlético PR  e Coritiba  (PR). 
- Avaí, Chapecoense, Criciúma e Joinville (SC).

O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares foi escolhido para ser o presidente da Liga. A ideia é que o primeiro torneio seja disputado com 10 clubes, sendo que três times de Santa Catarina ficarão de fora dessa versão.  

Em reunião de diretoria, a CBF avisou que o torneio somente sairá do papel se todas as federações estaduais concordarem com a sua realização. Ocorre que o artigo 20 da Lei Pelé garante aos clubes do direito de organizar uma liga; por outro lado, o estatuto da CBF determina que "ligas nacionais podem ser admitidas em caráter precário sempre subordinadas à CBF". O que virá? 

Na opinião do jornalista Juca Kfouri, os grandes times terão poder de fogo para vencer uma eventual quebra de braço com as federações de seus respectivos estados. Exceto em Santa Catarina, estado onde o vice-presidente da Federação Estadual, Delfim Peixoto, é opositor do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero: ali, não haveria queda de braço. 

Tomara que tudo dê certo, por que espera-se que o torneio seja financeiramente bom para seus participantes, oferecendo aos torcedores algo melhor do que os desinteressantes Campeonatos Estaduais.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário