sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Arbitragem no Brasileirão: bola da vez novamente

Crédito: samuiblue

A arbitragem nacional continua na pauta. Infelizmente. E colocando subjudice, para boa parte dos torcedores do Brasil, o Campeonato Brasileiro 2015 e a legitimidade da liderança do Corinthians, muito provável vencedor. Pelo menos para os torcedores de times prejudicados na tabela do torneio.

Nesta rodada 22 do Brasileirão, cuja maioria dos jogos ocorreu na quarta-feira (2), Atlético MG e Fluminense reclamaram intensamente da arbitragem dos jogos Corinthians 2 x 1 e Atlético MG 0 x 1 Atlético PR. As arbitragens, segundo os reclamantes, teriam ajudado, cada uma a seu turno, o posicionamento do Corinthians na tabela do Brasileirão 2015.

No primeiro jogo, torcedores atleticanos reclamam de variados erros de arbitragem: diversos impedimentos inexistentes, um pênalti duvidoso marcado contra o Atlético MG, que teria sido feito pelo goleiro Vítor, além da expulsão do lateral Marcos Rocha, a qual teria sido excessivamente rigorosa. No segundo jogo, torcedores tricolores apontam o gol legal do Fluminense, anulado pela arbitragem.

A manifestação mais dura sobre a partida acima foi a do ex-presidente do Atlético MG, Alexandre Kalil, que escreveu, em seu Twitter: "Sérgio Corrêa, infelizmente, você tem camisa. Marcelo de Lima Henrique, você é um vagabundo e ladrão. Fomos Campeões da Libertadores porque tiramos esses ratos de nossas vidas". O primeiro é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF; o segundo, foi o árbitro do jogo contra o Atlético PR.

O presidente do Atlético MG, por sua vez, Daniel Nepomuceno, mostrando-se muito irritado, fez um pronunciamento após o jogo, exigindo o afastamento de Sérgio Corrêa.

Já o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, após a derrota para o Corinthians, assim se manifestou: "o que aconteceu no jogo é inaceitável. Uma sacanagem com o Fluminense. O campeonato perde a graça e o futebol brasileiro fica desacreditado. É hora de uma mudança no comando da arbitragem brasileira".

Da rodada 17 para cá, de fato, os erros têm sido vários e em várias situações, favoráveis ao Corinthians:

- Um pênalti não marcado para o São Paulo no clássico terminado em 1 a 1.
- Um pênalti marcado para a equipe corintiana em jogo contra o Sport.
- Um impedimento em jogo contra o Avaí, em gol mal anulado.
- Um impedimento em jogo contra o Fluminense, acima citado.

Existirá algo errado? Sim, mas não se pode afirmar que exista um complô para ajudar o Timão, time de grandes glórias, diga-se de passagem. Isso seria leviandade. Entretanto, diante de tantos problemas, pode-se perceber que sim, há algo errado com a arbitragem nacional. Muito errado. No mínimo se pode falar de incompetência ou grande incompetência.

E a CBF? A Comissão de Arbitragem da Confederação afirma que existem 90% de acertos. A Confederação, por sua vez,  promove medidas paliativas, como criar a concentração de árbitros em hotéis antes de partidas. E suspende alguns nomes, para, muito provavelmente, eles retornarem aos gramados.

E quanto aos times de futebol? Estes reclamam, reclamam, mas não têm uma ação conjunta para efetivamente mudar o panorama. O comentarista Antero Grego, da ESPN, chegou a afirmar no programa Sportcenter, daquela emissora: "são uns hipócritas".

Qual é a nossa opinião? Não chegaríamos ao termo usado por Greco, mas vamos combinar: os clubes não têm atuado para pressionar mais assertivamente. Quando os times ganham, nada se diz; quando perdem, então se fazem pronunciamentos com indignação. Há realmente vontade política de mudar?

Sobre os recentes problemas recentes de arbitragens, sugerimos as seguintes leituras:

- CBF promete medidas para diminuir erros de árbitros
- Arbitragem na berlinda: por que tantos erros?

Sobre medidas que poderiam melhorar o nível de arbitragem nacional, sugerimos a leitura:

- Como criar um salto de qualidade na arbitragem nacional?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário