segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Tostão analisa a falta de craques do futebol nacional

Em artigo publicado na Folha de São Paulo, o ex-craque Tostão analisa a ausência de jogadores excepcionais no futebol nacional. Para ele, isso não acontece por acaso, faltando competência e seriedade profissional, especialmente nas categorias de base. 

Infelizmente, treinadores mais talentosos querem trabalhar nas equipes principais, em função de melhores condições técnicas e financeiras. Além disso, proliferam as escolinhas profissionais, vinculadas ou não a clubes, tendo sido criada uma indústria para produção de jogadores em série, destinados à exportação. 

Além disso, jovens muito talentosos são tratados da mesma forma que outros, ficando  todos parecidos. Eles terminam por repetir coisas boas e ruins das equipes principais, de uma forma tal que a padronização excessiva e precoce inibe a criatividade. Nesse contexto, empresários agenciam carreiras, participando das transações de clubes. Frequentemente, existe conflito na escalação, influenciada por empresários.

Tudo isso e muito mais, como a crítica final ao ex-técnico do Cruzeiro recentemente dispensado, Vanderlei Luxemburgo. Sugerimos a leitura dessa excepcional análise do futebol nacional aqui.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário