terça-feira, 23 de junho de 2015

Neymar foi dispensado da Seleção. Ele refletirá sobre os fatos?

Crédito: samuiblue

A CBF não pediu audiência para defesa final de Neymar junto à Conmebol, punido por seu comportamento no jogo Brasil 0 x 1 Colômbia, após brigar em campo, arremessar a bola no jogador Armero, dar leve cabeçada em Jeison Murillo e ser expulso. Com a punição da Conmebol de proibir o jogador de atuar em vários jogos, a qual impede, na prática, a participação de Neymar na Copa América, a Comissão Técnica optou por dispensar o jogador do grupo e esse viajou para o Brasil.

Na mídia, discute-se uma eventual dureza da Conmebol com a CBF e se isso teria a ver com os recentes problemas da Fifa e da entidade citada nos judiciários suíço e norte-americano. Será? Pode ser, por que não conhecemos os meandros da política dessas instituições do futebol, apenas seus efeitos e os fatos que emergem à tona via mídia. Mesmo assim, consideramos benéfico o afastamento de Neymar, neste momento, da Seleção Brasileira.

No post Dunga dá opção. Neymar deveria ficar ou não?, defendemos que, em benefício da Seleção e de si próprio, o atleta deveria se afastar, principalmente para permitir que os jogadores do Brasil façam seu trabalho e evoluam. O ponto é que Neymar é alvo de muito atenção dentro e fora de campo e o foco agora não é ele e, sim, a Seleção. Além disso, o jogador realmente precisa descansar, após a temporada bem sucedida, mas dura, na Europa.

Mencionamos, ainda, no post citado, que Neymar precisa refletir sobre o que houve na Copa América e sobre seus recentes percalços, de maneira geral. Ele e seu pai têm problemas com o judiciário espanhol, associados ao processo de transferência do craque do Santos para o Barcelona. Aliás, o Santos anunciou que entraria com processo na Fifa, relacionado ao mesmo episódio.

Após alguns dias lendo e ouvindo profissionais de mídia se manifestarem sobre o comportamento de Neymar na Copa América, chegamos a uma conclusão mais próxima das palavras de José Trajano, jornalista da ESPN, segundo o qual, o jogador lida muito mal com a frustração, quando as coisas não caminham como se deseja (Linha de Frente, ESPN, 22 de junho). Seria bom se o atleta, que consideramos um craque, refletisse sobre isso; a vida não é feita somente de sucessos.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário