sexta-feira, 12 de junho de 2015

A mídia do futebol é sempre analítica na medida certa?


Crédito: samuiblue

Em alguns momentos, profissionais relevantes de nossa mídia esportiva nos parecem consideravelmente duros e em outros, no sentido oposto, pouco críticos. 

Comecemos pelo primeiro caso, discorrendo sobre o atual técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo. Tudo bem que ele pode ser polêmico no trato com jogadores, suposição que levantamos no post Uma pergunta sobre a saída de Vanderlei Luxemburgo do Flamengo. Mas é justo afirmar que Luxa é ultrapassado, sendo que ele:

- treinou Santos, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Flamengo, Cruzeiro e Atlético MG?
- treinou o Real Madrid, em 2005 e teve, portanto, importante experiência internacional?
- treinou a Seleção Brasileira?
- é o único técnico brasileiro pentacampeão na série A do Campeonato Brasileiro?
- é um dos técnicos mais respeitados pelas torcidas do Brasil?

Convenhamos: não parece ter cabimento. Um técnico com esse curriculum não pode não ter nada a oferecer (ao contrário!). Qual técnico do País pode ter seu nome ticado nos cinco itens acima?

Lembramos que mesmo um bom técnico, se não tiver capital humano minimamente qualificado em sua equipe de jogadores, não tem como fazer milagre. Naturalmente, um bom técnico é capaz de tirar o máximo de seus comandados, mas esse máximo termina por bater em algum teto.

E qual exemplo podemos dar de uma mídia pouco crítica?

O melhor é o da Copa do Mundo de 2014. Será que naquele momento toda a mídia brasileira especializada em futebol realmente analisou, a fundo, com realismo, as efetivas chances de a Seleção Brasileira chegar à final? Temos sérias dúvidas. Mas também podemos estar errados.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário