terça-feira, 16 de junho de 2015

Seleção Brasileira: Neymar e mais 10?

Crédito: Phonlatuch

Futebol é um esporte coletivo, mas um jogador diferenciado, ou melhor dizendo, um craque, pode fazer enorme diferença, de maneira que se identifiquem duas condições para uma dada equipe: sem o craque e com o craque.

O primeiro exemplo a ser dado é o de Lionel Messi. De acordo com um levantamento da Folha de São Paulo, nos últimos 10 anos, Lionel Messi, o  craque portenho, foi responsável direto por 589, ou seja, 40,7% dos 1.449 gols  marcados pelo Barcelona. Na temporada de 2011-2012, o percentual se elevou a 57,9%.

Na era Dunga II, Neymar é o Messi da Seleção Brasileira, conforme atestam os números das duas tabelas abaixo:

ERA DUNGA II - JOGOS, RESULTADOS E AUTORES DE GOLS


ERA DUNGA II - GOLS POR ATLETA

Conforme se constata, Neymar é responsável por 45% dos gols feitos, pouco menos da metade. Sem falar em assistências.

Consideremos agora apenas o jogo Brasil 2 x 1 Peru, da primeira tabela anterior, pela Copa América, em curso. Foi um sufoco e o Brasil conseguiu seu segundo gol, após assistência de Neymar para Douglas Costa, nos descontos do segundo tempo. A Seleção, sem Neymar, não convenceu.

Mesmo assim, não gostamos da expressão Neymar e mais 10, por que ela cristaliza da dependência da presença do jogador. No Barcelona, por exemplo, não se fala em Messi e mais 10, em que pese o grande peso do jogador nas vitórias desse grande time. Há, sim, que lembrar que para vencer uma Copa de alto nível, uma andorinha não faz verão. Dificilmente.

E há que cobrar de Dunga e dos jogadores superação, não se contentando os torcedores e os profissionais de mídia com o pouco que está sendo mostrado em campo.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário