terça-feira, 23 de junho de 2015

Atlético MG é candidato a vencer o Brasileirão?

Crédito: samuiblue

Na opinião do colunista e blogueiro Juca Kfouri, o Atlético MG deverá vencer o Brasileirão de 2015. Assim se expressou Kfouri, no programa Linha de Passe desta última segunda-feira à noite, 22 de junho, na ESPN.

O time, de fato, tem vantagens competitivas importantes em relação a vários outros grandes times da série A e que não devem ser desprezadas:

1) Continuidade do trabalho do técnico Levir Culpi, um dos dois melhores de 2014, sendo que Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, foi o outro destaque.

2) Uma equipe bem mais entrosada em relação a outras e que conseguiu repor sem maiores problemas a saída de Diego Tardelli, que ora atua na China.

3) Um aproveitamento, em geral, excepcional dentro do Independência, em Belo Horizonte.

4) Atitude frequentemente forte em campo, com muita raça.

Ao mesmo tempo, o Atlético MG não deixou de ter, até o momento, seus percalços, quais sejam:

1) Tendo vencido o Campeonato Mineiro em jogo contra a Caldense, de Poços de Caldas, o time não chegou à final junto com o Cruzeiro como tradicionalmente ocorre. Teve que vencer o time azul-celeste para disputar a final. Além disso, venceu por 2 a 1 com um segundo gol inválido, em uma partida em que o time adversário também mereceria vencer.

2) Não passou bem no teste da Libertadores, parando nas oitavas de final. Entre os times brasileiros, foi o de pior performance na fase de grupos, conforme demonstram os dois  gráficos a seguir:

Libertadores 2015, fase de grupos, times que passaram às oitavas de final.

Note-se ainda que o Atlético MG ficou posicionado entre os quatro times com menor pontuação na fase de grupos do  torneio, entre os times que passaram às oitavas de final.

3) Teve "soluços negativos" no Brasileirão 2015, até a rodada 8, tais como:

- Empates com o Palmeiras (rodada 1) e o Santos (rodada 7).
- Derrotas para o Atlético PR (rodada 3) e para o Cruzeiro (rodada 6).

No presente momento, entretanto, a posição do Atlético MG no Brasileirão é muito boa: ele está no G4, na quarta posição, atrás do Sport, São Paulo e Atlético PR.

Qual é a nossa opinião sobre o conjunto das considerações anteriores?

Haja vista que o Brasileirão ainda se encontra na rodada 9/38, realmente ainda é cedo para definir uma tendência de campeão, ao menos para nós, torcedores. Mesmo assim, considerando as vantagens competitivas supracitadas, cremos que o Atlético MG tem fortes chances de terminar o ano muito bem posicionado e dentro do G4; aliás, no site Chance de Gol, essa probabilidade hoje é estimada em 85,7%.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário