sábado, 4 de julho de 2015

Brasileirão 2015 até a rodada 10/38 (II)

Crédito: Stuart Miles

Os resultados da rodada 10/38 do Brasileirão 2015 estão indicados abaixo, seguidos por comentários mais detalhados sobre esse torneio:


Destaques:

1) Primeira posição do Sport, seguido por Atlético MG, Fluminense e Grêmio.
2) Última posição do Joinville, antecedido por Coritiba, Vasco e Goiás.
3) Vitória do Sport sobre o Internacional por 3 a 0.
4) Vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro por 1 a 0.
5) Vitória do Atlético PR sobre o São Paulo por 2 a 1.

Nesta edição, apresentamos comentários analíticos adicionais, considerando que o Brasileirão atinge a marca de 26,3% das 38 rodadas.

Pernambuco (Sport)

A liderança do Sport, único time nordestino a competir na série A, e o bom aproveitamento de 73,3% não são tão surpreendentes assim, embora possam parecer. O time, desde a rodada 32/38 do Brasileirão 2014, está invicto. Nas sete rodadas finais do torneio do ano passado, o aproveitamento foi de 71,4%, conforme demonstrado abaixo:


A interrogação que se apresenta é em relação à capacidade do Sport de manter o desempenho elevado até a rodada 38 do torneio. Até a rodada 10 do Brasileirão, o Sport brilhou e está de parabéns. O time merece, aliás, uma análise à parte, para que se possa tentar entender o que vem ocorrendo ali.

Por ora, o principal palpite é: continuidade no trabalho, já que o técnico Eduardo Baptista não foi substituído, bem como bons desempenhos de jogadores contratados neste ano, os quais não foram tão bem em seus times anteriores.

Minas Gerais (Atlético MG e Cruzeiro)

No biênio 2013-2014, o futebol de Minas foi hegemônico no Brasil. O Atlético MG venceu a Libertadores 2013 e a Copa do Brasil 2014; quanto ao Cruzeiro, este foi bicampeão do Campeonato Brasileiro (Brasileirão) em 2013-2014. Entretanto, a equipe bicampeã foi desmontada no início do ano, sem reposição à altura dos jogadores que saíram, nomes como Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Lucas Silva e Egídio entre outros.

Assim, o Atlético MG, com aproveitamento de 66,7% e na vice-liderança, vem evoluindo em uma trajetória bem distinta daquela do Cruzeiro, que fechou a rodada na posição 14 e com apenas 33,3% de aproveitamento. O Galo repôs perdas de jogadores do time campeão da Libertadores em 2013 nos últimos meses e manteve o técnico Levir Culpi, contratado após a saída de Cuca, comandante da conquista da Libertadores. Quanto à Raposa, em função de sua queda traumática na Libertadores 2015 para o River Plate, no  Mineirão, substituiu Marcelo de Oliveira por Vanderlei Luxemburgo, cujo desafio é recriar um time competitivo.

Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense e Vasco)

Em que pese um começo de ano difícil, inclusive com performance instável no Campeonato Carioca, o Fluminense tem ido bem no Brasileirão e é o seu terceiro colocado, integrando o G4 e com aproveitamento igual ao do Atlético MG, de 66,7%. O Tricolor trocou de técnico duas vezes neste ano: passou de Cristóvão Borges (atual técnico do Flamengo) para Ricardo Drubscky e deste para Enderson Moreira; aparentemente, a última opção está funcionando em boa medida.

O Flamengo, que dispensou Vanderlei Luxemburgo (atual técnico do Cruzeiro) e contratou Cristóvão Borges (ex-técnico do Fluminense), fechou a rodada atrás da Raposa, na posição 15, e saiu do sufoco da zona de rebaixamento, ainda que sob o risco de retornar, com aproveitamento de 33,3%. A esperança da torcida é que as contratações de Guerrero e Sheik melhorem os resultados, estando o técnico Cristóvão sob pressão.

Quanto ao Vasco, na posição 17 da referida zona e com aproveitamento de 30,0%, este substituiu o técnico Doriva por Celso Roth e provavelmente, seu principal desafio em 2015 será se manter na série A.

Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional)

Envolvido com a Libertadores 2015, torneio no qual ele é o único time brasileiro representante e disputará as semifinais em breve, o Internacional tem administrado sua participação no torneio, tentado fechado a rodada 10 do Brasileirão na posição 11, com aproveitamento de 43,3%. Mesmo assim, resolvida a disputa da Libertadores, ele poderá subir de posição. No início do ano, o clube patinou na escolha de um treinador para substituir Abel Braga, mas a escolha do uruguaio Diego Aguirre vem funcionando.

Quanto ao Grêmio, que trocou o técnico Felipão, ora na China, pelo seu ex-jogador Roger Machado, tem ido bem e ocupa a quarta posição do G4. Aliás, o Tricolor, no último jogo com o Cruzeiro, mesmo tendo vencido por um pênalti que não existiu, demonstrou em vários momentos um futebol envolvente e tudo indica que Felipão não está fazendo falta.

São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo)

Do futebol do estado de São Paulo, o primeiro destaque é a Ponte Preta, que veio da série B e está próxima, no rank, de times como o Corinthians, o São Paulo e o Palmeiras. Corinthians, São Paulo, Ponte Preta e Palmeiras fecharam a rodada 10 nas posições 6, 7, 8 e 9, com aproveitamentos respectivos de 63,3%, 56,7%, 53,3% e 50,0%. Para um time que subiu à série no ano, o rendimento da Ponte até o momento deve ser enaltecido, mesmo com a queda de posição em jogos recentes.

Sobre o Corinthians, os principais pontos de atenção se referem à sua saída traumática da Libertadores 2015, após a desclassificação pelo modesto Guarani, do Paraguai, bem como a dispensa de jogadores como Guerrero e Sheik, ambos agora no Flamengo, entre outros. O time contratou o técnico Tite no início do ano e seu desafio aparente, em um contexto de dificuldades econômicas, é tentar fechar 2015 no G4.

O São Paulo, por sua vez, após ter fechado o ano de 2014 na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, entrou 2015 jogando mal, o que terminou por provocar a saída do técnico Muricy Ramalho, a atuação de Milton Cruz, provisoria, como substituto e, finalmente, a contratação do colombiano Juan Carlos Osorio, que parece promissor e um profissional sincero. Mesmo assim, o Tricolor, que quase chegou a liderar o G4, vem caindo de produção e fechou a rodada na posição 7; chegar a uma boa posição no G4 parece uma boa meta para o ano.

Quanto ao Palmeiras, que trocou o técnico Oswaldo de Oliveira pelo ex-técnico cruzeirense Marcelo de Oliveira, na contramão dos dois primeiros adversários, tem feito muitas contratações. Venceu os dois últimos jogos e tem potencial para melhorar, mas por ora, é preciso observar o trabalho de Marcelo, treinador bicampeão pelo Cruzeiro.

Finalizando, o Santos margeia a zona de rebaixamento, na posição 16 e com aproveitamento idêntico ao do Cruzeiro e Flamengo, de 33,3%. O técnico Marcelo Fernandes vem sendo ameaçado pela possibilidade de ser substituído por Oswaldo de Oliveira, mas por ora, isso não aconteceu. A proposta do Clube pelo jogador da Seleção Brasileira Robinho não foi aceita, já que o jogador deverá seguir para a China, para atuar no time de Felipão e Ricardo Goulart, com um rendimento espetacular (especula-se algo na faixa de R$ 3 milhões mensais).

Paraná (Atlético PR e Coritiba)

O Atlético PR vem atuando bem no Brasileirão, tendo, inclusive, frequentado o G4 durante algumas rodadas. Fechou a rodada 10 na posição 5, logo atrás do Grêmio e com aproveitamento de 63,3%. O Clube vem desenvolvendo um trabalho interessante com uma empresa de consultoria em coaching de futebol.

Quanto ao Coritiba, neste ano, ele prossegue sua má fase de 2014, lutando para não ficar na zona de rebaixamento. Ocupa a posição 19 e abaixo dele, existe apenas o Joinville, lanterna; provavelmente, seu desafio do ano é não cair para a série B.

Santa Catarina (Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville)

Dos times de Santa Catarina, a Chapecoense é aquele na melhor posição, correspondente ao meio da tabela do Brasileirão, com aproveitamento de 43,3%, idêntico ao do Internacional. Figueirense e Avaí, na sequência, terminaram a rodada acima do Cruzeiro e Flamengo, com aproveitamento de 40%. Quanto ao Joinville, este fechou a rodada 10 na lanterna e é candidato a retornar à série B.

Goiás (Goiás)

O representante do estado terminou a rodada 10 liderando o pelotão da zona de rebaixamento e lutando para sair. Dispensou o técnico recentemente e está, portanto em transição.

Em que pesem os comentários anteriores, ainda há muito a acontecer e o Brasileirão 2015 nos parece altamente instável. Mesmo assim, os integrantes do G4 parecem promissores neste ponto do torneio, ainda que não se desconsidere a possibilidade de mudanças - e muitas! - de posição no rank.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário