quinta-feira, 2 de julho de 2015

CBF e um conselho para debater a Seleção

Crédito: Phonlatuch

E não é que a CBF resolveu ouvir mais pessoas? Ela anunciou ontem a criação de um Conselho de Desenvolvimento Estratégico, para realizar debates envolvendo os integrantes de sua atual diretoria, a comissão técnica da Seleção Brasileira e especialistas nacionais e internacionais em futebol: ex-treinadores, jornalistas e outros experts no ludopédio. 

Entre os nomes externos à CBF citados pela mídia para participar do referido Conselho, estariam Carlos Alberto Parreira (segundo quem, a CBF é o Brasil que dá certo), Emerson Leão, Luiz Felipe Scolari (comandante dos 7 a 1 impostos pela Alemanha ao Brasil), Mano Menezes, Paulo Roberto Falcão e Sebastião Lazaroni. Treinadores do exterior também seriam convidados a debater e opinar. Dunga estará sempre presente e o primeiro encontro ocorrerá em 6 de julho, na próxima segunda-feira, na sede da Confederação. 

Em princípio, esta parece ser uma boa ideia, pois, em tese, mais cabeças pensam melhor do que menos; entretanto, existem dúvidas fundamentais:

1) A CBF tem a compreensão de que os técnicos estrangeiros de ponta, neste momento de futebol nacional tão sofrível, são muito mais importantes do que os técnicos nacionais? Infelizmente, temos que reconhecer que o Brasil não detem mais as melhores estratégias e táticas do futebol. 

2) Quais técnicos estrangeiros serão convidados ao debate? Quais nomes? Pep Guardiola, por exemplo? Luiz Henrique Martinez Garcia? Carlo Ancelotti? Louis Van Gaal? 

3) Até que ponto Dunga, técnico oficial mantido pela Seleção, e seus companheiros da atual comissão técnica, terão a capacidade de implementar boas ideias, em uma equipe em que as decisões têm girado ao redor de um jogador - Neymar? 

Mesmo assim, em tese, conforme dito, parece uma ideia válida.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário