sexta-feira, 24 de julho de 2015

Futebol nacional e um biênio 2014-2015 infeliz

Crédito: samuiblue

O biênio 2014-2015 tem sido de amargar para o futebol nacional, quando se consideram os seguintes fatos e dados:

1) Em 2014, o Brasil foi desclassificado nas semifinais da Copa do Mundo de 2014, na fatídica partida Seleção do Brasil 1 x Seleção da Alemanha 7, no Mineirão. Poucos dias depois, veio o jogo Seleção do Brasil 0 x 3 Seleção da Holanda. Um vexame completo e acabado de 10 gols contra apenas um marcado.

2) Em 2015, o Brasil foi desclassificado na Copa América pela Seleção do Paraguai, em uma disputa de pênaltis que definiu o placar do jogo Seleção do Brasil 3 x 4 Seleção do Paraguai. O País não chegou às semifinais do torneio.

3) Também em 2015, houve o Mundial Feminino, no qual o Brasil foi impedido de chegar às quartas de final pelo resultado do jogo Seleção do Brasil 0 x 1 Seleção da Austrália. 

4) Ainda em 2015, podemos mencionar o Mundial Sub-20, torneio no qual o Brasil foi vice-campeão, em função do jogo Seleção do Brasil 1 x 2 Seleção da Sérvia. A Seleção Sub-20 foi aquela que chegou mais longe no biênio.

5) Finalizando, neste sofrido 2015, contabilizamos o fracasso de todos os cinco times nacionais que disputaram a Libertadores: Atlético MG, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo. O Inter foi mais longe, chegou a disputar as semifinais, mas não resistiu. O Atlético MG fez a pior campanha, o Corinthians caiu diante do Guarani do Paraguai e o Cruzeiro, tendo eliminado o São Paulo, jogou pessimamente contra o Boca Juniors diante de sua torcida no Mineirão.

Pensando bem, em 2014, o Brasil também fracassou na Libertadores. Em suma: que biênio sofrível!

Alguém poderá dizer: e os 11 jogos amistosos da nova era Dunga, disputados em 2014 e 2015 e todos vencidos pelo Brasil? Pois é, como o próprio nome diz, eles foram apenas amistosos e na hora hora da decisão, o futebol que apareceu foi outro.

Ainda neste ano, o Brasil começará a disputar as eliminatórias da Copa da Rússia em 2018 e há quem teme pela não classificação. Seria realmente algo assombroso, no pior sentido possível. O futebol nacional passará por mais essa provação? O caminho para mudanças efetivas no sistema de futebol nacional precisará ainda, vivenciar mais um vexame mundial?

Sugerimos também as seguintes leituras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário