quinta-feira, 9 de julho de 2015

Fifa: a culpa é das confederações

Segundo informa a revista Exame, Joseph Blatter, presidente da Fifa, teria dito a um jornal suíço, Weltwoche, que a culpa da corrupção não é da sede, mas das confederações continentais. Assim, a Fifa não poderia ser responsabilizada pelo que indivíduos fazem nessas entidades.

Vamos supor que Blatter tenha razão e que não haja corrupção na sede, partindo-se da premissa de que todos são inocentes, até prova em contrário. No mínimo, a sede da Fifa deveria reforçar sua governança pelo mundo, inclusive aumentando controles; o que indica que isso está sendo feito de maneira convincente e, não, apenas para mostrar ao mundo que se está tomando providências?

Em tempo, a Fifa anunciou hoje que Chuck Blazer, ex-executivo norte-americano da Federação e da Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e Caraíbas), foi expulso do futebol pelo Comité Independente de Ética da Federação, em função do seu envolvimento em corrupção.

Apenas para lembrar: em 27 de maio, dirigentes da Fifa e de confederações a essa vinculadas foram presos na Suiça, às vésperas de um congresso da entidade, em operação policial coordenada a partir dos EUA, pelo FBI, contra a corrupção. Entre os presos, está José Maria Marin, ex-presidente da CBF. Segundo a mídia, Marco Polo Del Nero, atual presidente, também está sendo investigado nos EUA.  

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário