segunda-feira, 20 de julho de 2015

Endurecer regras de contratação de atletas estrangeiros ajuda a Seleção?

Crédito: samuiblue

Segundo matéria do jornal O Estado de São Paulo, a CBF pretende endurecer as regras que permitem a contratação de jogadores estrangeiros por clubes nacionais. A lógica seria a seguinte: com menos atletas estrangeiros no Brasil, a formação dos jogadores por aqui melhoraria, o que seria bom para a Seleção Brasileira. Na Inglaterra, por exemplo, tais regras são mais rígidas.

Quem é a favor da ideia? Por exemplo, o ex-técnico Carlos Alberto Parreira, integrante do Comitê de Desenvolvimento Estratégico, criado pela CBF para ajudar o técnico da Seleção Dunga com ideias para o seu trabalho. E quem é contra a ideia? Técnicos como Tite, do Corinthians, Marcelo Oliveira, do Palmeiras, e Osório, do São Paulo; afinal, a opção de contratar atletas estrangeiros pode ajudar bastante seu trabalho.

Qual é a nossa opinião?

Idêntica à dos técnicos dos três times supracitados. Primeiramente, por que o intercâmbio de atletas é bom para todos, criando conhecimento. Em segundo lugar, por que a incidência de atletas estrangeiros não é tão alta assim nos clubes nacionais. E em terceiro lugar, por que há iniciativas que poderiam melhorar substancialmente a qualidade do futebol nacional, como por exemplo, o investimento em categorias de base, apenas para citar.

Finalizando, é bom lembrar: na Inglaterra, a Premier League tem um sistema de remuneração de clubes pela televisão diferenciado e que ajuda também aos clubes menores da série A. Se é para importar aspectos do sistema britânico ao Brasil, por que não avaliar o conjunto da obra?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário