terça-feira, 9 de junho de 2015

Presidente da CBF é sabatinado no Congresso

Hoje à tarde, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, foi sabatinado. por parlamentares da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados. Na sabatina, ele discorreu sobre os seguintes pontos principais, resumidos abaixo e reportados pela mídia:

1) José Maria Marin é uma pessoa de quem o atual presidente diz gostar muito e considerar como um irmão. Entretanto, Del Nero não pode responder pelos atos do ex-presidente, apenas pelos seus.

2) Não haverá renúncia, o mandato presidencial será cumprido até o último dia da administração Del Nero.

3) Na gestão anterior, o atual presidente apenas opinou em contratos para o qual foi convidado a opinar, mas a decisão sempre foi do ex-presidente (José Maria Marin).

4) A CBF tem implantado melhorias, como um regulamento de transferências, o licenciamento de estrutura e alterações na orientação de arbitragem.

5) Não há empresa de marketing fazendo propaganda para a CBF.

6)  A Confederação fará alterações em seu estatuto para melhorar as regras de sucessão, incluindo limitar o número de mandatos de um presidente.

7) A CBF contratará uma consultoria, a Ernst Young, para melhorar sua governança em aspectos como conselhos de administração e fiscal, auditoria, objetivos estratégicos, delegação de poderes, comunicação interna, diretrizes para decisões,  transparência e conformidade.

8) O horário de jogos de 22:00 h poderá ser alterado, a partir de 2016, para 21:40 h. Este é o máximo possível de melhorar.

9) A CBF dispõe de US$ 100 milhões para comprar terrenos para o futebol social e feminino.

10) Sobre os 7 a 1 sofridos contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, quando Felipão foi contratado, ele era uma unanimidade nacional. Trata-se de uma pessoa excepcional, que merece todo o respeito mas, sob a ótica de torcedor, a análise traz dúvidas quanto à convocação da mesma equipe da Copa das Confederações, ganha pelo Brasil em 2013.

Qual é a nossa opinião?

Sobre a continuidade do mandato do atual presidente da CBF, tudo dependerá dos fatos. Se as investigações conduzidas a partir dos EUA não apontarem que ele foi autor de algum ato ilícito, ele prosseguirá.

No que diz respeito às mudanças de estatuto e governança na CBF, em princípio, as iniciativas parecem boas. Também parece boa notícia a informação de que se pretende investir no futebol social e feminino. Mas temos que aguardar para ver.

No que tange aos 7 a 1, infelizmente, a análise precisaria ser muito mais profunda do que essa. A CBF, por meio do seu presidente, não reconhece um problema maior no futebol nacional, o qual conduziu ao vexame diante da Alemanha.

Finalizando, sobre a mudança de horário de jogos com antecipação de apenas 20 minutos, a palavra "apenas" diz tudo.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário