sábado, 13 de dezembro de 2014

Artilharia do Brasileirão e a força do coletivo

Crédito: Koratmember 
Em 2014, os principais homens-gol do Brasileirão foram seguintes:


JOGADOR
CLUBE
GOLS
Fred
Fluminense
18
Henrique
Palmeiras
16
Marcelo Moreno
Cruzeiro
15
Ricardo Goulart
Cruzeiro
15
Barcos
Grêmio
14
Média
-
15,6

O primeiro ponto de atenção é a arrancada de Fred, do Fluminense que, após as críticas da Copa do Mundo 2014, terminou o Brasileirão como seu artilheiro. Parabéns ao atacante pela superação. Já o Fluminense, este teve a oportunidade de ingressar no G4, mas não conseguiu, performando de maneira irregular no Brasileirão.

O segundo ponto de destaque é que se Henrique foi muito bem, o Palmeiras esteve perto da zona de rebaixamento (ZR) e apresentou um desempenho fraco em 2014. A torcida do Verdão ganhou um belo estádio, mas o time ficou bem aquém da qualidade da bela edificação.

O terceiro ponto relevante é que o Cruzeiro, campeão brasileiro de 2014, tem no rank acima 30 gols dos seus artilheiros, Marcelo Moreno e Ricardo Goulart, correspondentes a 38,5% do total. O trabalho da Raposa em 2013 e 2014 tem sido realmente bom e premiado e, nesses dois períodos, o Cruzeiro foi o melhor time do Brasil.

O quarto e último ponto de atenção é que Barcos ajudou bastante o Grêmio que, assim como o Fluminense, teve a chance de se manter no G4, mas não o fez.

Times podem fazer muitos gols de várias formas, desde que coletivamente, sejam produtivos. Podem ter vários artilheiros, jogadores marcando bem em várias posições. Podem também ter poucos artilheiros, mas inseridos em esquemas táticos muito bons e que favoreçam a boa artilharia. Podem ter tudo isso junto.

Conclusão geral? O gol é, afinal, o resultado decorrente de uma performance coletiva, turbinada pelo talento individual. Isso por que, conforme o rank acima demonstra, uma andorinha não faz verão; com mais do que uma, as possibilidades aumentam.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário