sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O meio de campo é importante assim?

Crédito: Master isolated images
Há quem diga que o meio de campo talvez seja o setor mais importante de um time de futebol; isso procede? A nosso ver, todo o time é importante, mas o meio de campo faz a principal diferença, ligando a defesa ao ataque para frente e para trás. Quando essa ligação bilateral é competente, o jogo muda. Quando ela é genial, a vitória é o caminho esperado, se a defesa e o ataque forem no mínimo competentes.

No limite, as equipes de futebol adotam estratégias do tipo “todos na retranca!” ou “todos ao ataque!” e, entre esses dois limites, há um arco de alternativas. Qualquer que seja a estratégia e o esquema tático, ou seja, a distribuição espacial dos jogadores para alcançar a estratégia de jogo, o meio de campo é fundamental: é ele quem reúne as melhores condições para neutralizar ataques adversários e criar entradas de bola na direção do gol. 

Sobre o meio de campo, o grande ex-jogador da Seleção Brasileira Tostão, tri-campeão em 197-, em artigo publicado na Folha de São Paulo (Brasil, acorde!, 07 de dezembro), observa: 

Se eu fosse treinador, mostraria vídeos, todos os dias, durante um longo tempo, a todos os jogadores de meio de campo, das categorias de base e principal, para ver e aprender como atuam os maiores meio campistas do mundo (Yaua Touré, Kroos, Modric, Schweinsteiger e outros).

Abaixo, deixamos, por ora, vídeos respectivamente de Yaua Touré e Kroos, grandes meio-campistas, a fim de que os nossos leitores possam se deleitar com suas jogadas:




Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário