quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Minas Gerais tem o melhor futebol do Brasil

Crédito: Koratmember 
É o que demonstram os números da tabela abaixo, a qual apresenta, para o Brasileirão 2013 e 2014, as médias de pontos para cada um dos estados cujos times participaram do Campeonato:


O Sport (PB) não jogou na série A nos dois períodos anuais, apenas em 2014.
Conforme se vê, os números "falam per se".  Tanto no biênio 2013-2014 quanto em 2014, os mineiros Cruzeiro e Atlético MG foram os que melhor pontuaram. Além disso, o Cruzeiro ganhou o Brasileirão de 2013 e de 2014. E como se não bastasse, Cruzeiro e Atlético disputaram a final da Copa do Brasil 2014, vencida pelo Atlético MG e, além disse, esse venceu a Libertadores da América em 2013.

Destacamos ainda:

- a segunda colocação do RS (Grêmio e do Internacional).

- a terceira posição de SP (São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras). 

- a sexta posição do RJ (Fluminense, Flamengo e Botafogo).

- a penúltima e última posições de SC (Figueirense, Chapecoense e Criciúma) e BA (Bahia e Vitória).

Por que os mineiros estão brilhando? Isso tem a ver, principalmente, com planejamento e talentos.

Lembramos que em futebol, muita coisa pode mudar de um ano para outro. Aguardemos os próximos passos dos cartolas e das comissões técnicas dos clubes, cujas decisões definirão o panorama de 2015.

Cruzeiro e Atlético MG, por exemplo, poderão perder jogadores importantes e terão que repor seus quadros com novos talentos de peso técnico. São Paulo, Internacional e Corinthians disputarão a Libertadores, junto com os mineiros, e também precisarão de bons reforços. O Palmeiras precisará se reconstruir, após o sofrimento imposto à sua torcida em 2014. O Flamengo precisa melhorar muito, está longe do seu padrão. E por aí vai.

Em suma, o mundo muda, mas com todos correndo atrás do melhor e onde for possível, a preços módicos, por que a situação financeira de vários times não está confortável. Nem todos serão bem sucedidos. Quais serão?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário