segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Sobre o Brasileirão: apenas algumas perguntas

Crédito: Master isolated images
Consideremos os ranks do Brasileirão de 2013 e de 2014, lado a lado, para a série A desse Campeonato, no seguinte post aqui publicado. Note-se que a série A constitui, em tese, la creme de la creme do futebol nacional. O que notamos nos números, além da hegemonia do Cruzeiro, campeão brasileiro nos dois períodos anuais? Uma dança de posições exacerbada. E por quê ocorrem variações tão grandes de um ano para o outro? Por que um time pode cair tanto e outro subir tanto de um ano para o outro?

A resposta pode depender de várias perguntas, respondidas de forma comparativa para dois momentos: o ano passado e o ano presente. Acreditando que o pano de fundo das perguntas acima seja a administração, agregando tanto aspectos administrativos e técnicos, este post não pretende fazer análises, porém, perguntas, não exaustivas, cujas respostas podem gerar insights interessantes. Assim, utilizamos a mesma estrutura utilizada em análises de posts anteriores, por meio do quadro seguinte:

PERGUNTAS QUE OS ADMINISTRADORES DE UM TIME 
CLASSE "A" PODERIAM RESPONDER
Perguntas a serem respondidas para 2013 e, na sequência, para 2014.  As respostas devem ser comparadas.
Sobre parte das perguntas anteriores, temos uma opinião, mas outras somente poderão ser respondidas pelos dirigentes e comissões técnicas de cada time considerado. Finalizamos observando que o que não foi melhorado ou mesmo foi piorado pode explicar os movimentos de queda de um ano para o outro (e o oposto também é válido).

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário