sexta-feira, 10 de abril de 2015

O apoio do Bom Senso FC à dupla FlaFlu

Crédito: Stuart Miles
O Bom Senso Futebol Clube não ficou sobre o muro na contenda FlaFlu x FerjOutros. Seus dirigentes divulgaram ontem um manifesto de apoio à dupla Flamengo e Fluminense, no qual, reconhecendo a importância social das Federações Estaduais, também identifica pontos de forte ineficácia com respeito aos campeonatos estaduais. Como por exemplo:

1) O calendário desses torneios ocupa 25% do ano e responde por 15% da arrecadação dos grandes times; ou seja, a receita não seria compatível com o tempo empregado.

2) O calendário cria o desemprego em 15 mil famílias por todo o Brasil, ao final dos jogos.

3) A média de público nos jogos é inferior às de países como Vietnã, Uzbequistão e Israel.

4) A receita das Federações cresceu 25% de 2012 para 2013. Os clubes e arenas acumulam déficits.

5) As Federações têm maioria dos votos na CBF, o que não seria democrático.

A pequena, porém robusta lista anterior não sugere que existe algo muito errado na atuação das Federações? Algo que tem a ver com eficácia (ou falta dela).

Com base nessa lista, cabem algumas perguntas:

1) Por que insistir em calendários que não são bons e criam desemprego? Isso não parece razoável. Qual é a dificuldade em montar um calendário melhor e que, de quebra, seja socialmente bem mais responsável? Não pode ser por falta de dinheiro ou de pessoal da CBF e suas Federadas, que têm recursos para fazer um trabalho substancialmente melhor.

2) Por que os clubes e arenas estão sendo prejudicados? Certamente as novas arenas da Copa do Mundo têm gastos mais elevados, mas isso não justifica manter torneios deficitários para quem faz a maior parte do trabalho. Soluções necessitam ser buscadas.

3) Por que a presença do público é tão pífia? Essa constatação é parte do problema de prejuízo dos clubes e arenas, acima citado. A outra parte tem a ver com a qualidade do futebol, especialmente de times menores. Novamente, soluções precisam ser criadas.

Sobre a democracia, as críticas também são muito pertinentes, por que a governança do sistema CBF/Federações/Clubes tem problemas (no mínimo, de falta de transparência), mas fiquemos com as três primeiras.
Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário