sábado, 4 de abril de 2015

Breve retrospectiva da semana (29 de março a 4 de abril)

Crédito: digitalart
A seguir, listamos destaques da semana que terminou. São eles:

1 - Seleção Brasileira vence Seleção Chilena por 1 a 0

No dia 29 de março, domingo, em Londres, a Seleção Brasileira venceu a Seleção Chilena, por 1 a 0, com várias substituições em relação ao jogo anterior vencido contra a França, um gol de Roberto Firmino e também um show de faltas.

Com esse resultado e em que pesem as faltas, Dunga chega a oito jogos amistosos com 100% de aproveitamento, vencendo Seleções como as da Argentina e da França entre outras. Os resultados são animadores, mas e as eliminatórias da Copa 2018? Estamos mesmo no ponto?

Sobre esse assunto, leia também:

- Seleção Brasileira: é razoável ter esperanças?
Seleção Brasileira vira jogo e vence Seleção Francesa

2 - Botafogo 1 x 1 Vasco no Maracanã (Carioquinha)

No início da semana, os Botafogo e Vasco se enfrentaram e empataram em 1 a 1. Um placar que consideramos refletir o momento dos dois times cariocas: Botafogo rebaixado à segunda divisão e Vasco retornando de lá.

3 - Seleção Brasileira, a Olímpica, empata com a Seleção do Paraguai

A Seleção Brasileira Olímpica (sub-23), cujo técnico é Alexandre Gallo, empatou sem gols, no dia 29 de março, com a Seleção do México, no Maranhão. No dia 27, ela tinha vencido a Seleção do Paraguai por 4 a 1, no Espírito Santo. A Seleção entrou em campo com várias substituições e houve vaias de torcedores ao final. O futebol dessa Seleção tende a se tornar foco mais adiante, com as Olimpíadas de 2016.

4 - San Lorenzo 1 x 0 São Paulo (Libertadores, grupo 2)

O Tricolor perdeu, confirmando a maior probabilidade disso acontecer, em meio a uma enxurrada de críticas relativas ao seu futebol e a problemas de governança do Clube. Mesmo assim, ainda está em segundo lugar no grupo 2 (o critério de desempate com o San Lorenzo é o saldo e gols) e tem chances de classificação, especialmente se o Corinthians der uma forte ajuda, vencendo o time argentino, do Papa Francisco.

Leia também:

- San Lorenzo vence São Paulo (e outras sobre o Tricolor)
E as dúvidas sobre o São Paulo continuam ...

5 - Corinthians 4 x 0 Danubio (Libertadores, grupo 2)

O Timão goleou o adversário, em jogo inspirado e com episódio lastimável de racismo contra o jogador corintiano Elias. Pelo andar da carruagem, nada ou muito pouco poderá advir desse ato lamentável. Até quando veremos os dirigentes do futebol aplicarem regras mais duras a esse tipo de ato dentro e fora do campo?

Leia também:

Racismo no futebol, dentro e fora de campo
Corinthians vence Danubio em jogo com episódio de racismo

Em tempo, até o momento e dentro de 2015, o Corinthians tem se mostrado o melhor time do Brasil. Mas o ano ainda está no início do segundo trimestre.

6 - FlaFlu x FerjOutros - novos episódios

No início da semana, Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, criticou a Ferj e foi punido pela Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, com idas e vindas (foi penalizado, despenalizado e repenalizado) pelo Tribunal. Mas o mais importante da semana foi o programa "Bate Bola", da quinta-feira à noite, com as presenças dos presidentes do Flamengo e Fluminense, em franca colisão com a Ferj.

Punição a Vanderlei Luxemburgo: criada, revogada, recriada
Flamengo e Fluminense enfatizam rutptura com a Ferj e estudam criação de liga

Pontos de atenção

Dos eventos anteriores, destacamos, neste semana, o seriado FlaFlu x FerjOutros, que tem potencial para mudar o futebol nacional, a partir do posicionamento aberto do Flamengo e do Fluminense contra a Federação e de sua disposição de criar uma liga de times. As mudanças também dependeriam de um modelo que respeite a legislação e da adesão de outros grandes clubes.

Aproveitamos para lamentar o racismo ainda sem punições exemplares no futebol do nosso continente (quiça mundial), bem como para manifestar prudência em relação à Seleção Brasileira, que não tem uma equipe brilhante e com vários craques, enquanto outras Seleções como a da Alemanha e da Holanda, por exemplo, estão em patamar superior. Manifestamos, ainda, preocupação com a Seleção Olímpica, que por ora, não empolga.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário