terça-feira, 14 de abril de 2015

Marco Polo Del Nero na CBF, o sonho e a realidade

Crédito: Stuart Miles
Nesta quinta-feira, 16 de abril, Marco Polo Del Nero se tornará presidente da CBF. Ele foi eleito ao cargo em 2014 por 44 dos 47 votos totais do colégio eleitoral da Confederação.

O que gostaríamos que Del Nero e sua diretoria fizessem pelo futebol nacional? No plano ideal, o dos sonhos, adotar medidas tais como:

1) Estimular os clubes de futebol a melhorarem sua governança e administração financeira, assim como fez o Flamengo que, recentemente, mudou seu estatuto para esse fim, devendo ser enaltecido. 

2) Melhorar a própria governança da CBF, criando mais transparência para a sociedade sobre os trabalhos da Confederação e suas Federadas, as quais deveriam trabalhar muito mais em prol do desenvolvimento do futebol nas cidades do interior.

3) Ouvir o Bom Senso Futebol Clube em várias reivindicações justas, como por exemplo, a de um novo calendário para o futebol, o qual crie empregos por todo o ano e, não apenas por dois ou três meses. Por que essa causa tão nobre é tão complicada para a CBF, que dispõe de recursos para fazer um trabalho infinitamente melhor?

4) Elaborar um estudo profundo sobre o sistema de futebol nacional e sobre as causas profundas que levaram aos 7 x 1 no jogo contra a Alemanha, na Copa 2014, trabalhando para corrigir o que precisa ser corrigido. Por que fugir desse assunto, sob a alegação de que os 7 x 1 foram um "acidente"?

5) Tornar transparente para a sociedade os trabalhos em relação à Seleção Brasileira, especialmente sobre critérios de seleção e convocação.

Isso tudo e mais. Esses cinco itens anteriores já seriam uma pequena revolução. Entretanto, temos consciência de como a realidade pode ser dura. 

Sugerimos aos leitores esta matéria da Folha de São Paulo sobre o futuro presidente da Confederação.


Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário