quarta-feira, 22 de abril de 2015

Desempenhos dos times brasileiros na fase inicial da Libertadores

Crédito: koratmember
A fase de grupos da Libertadores 2015 terminou na noite de 22 de abril. Todos os times brasileiros foram classificados para as oitavas. A partir de agora, começam os mata-matas, até o jogo final e o time que vencer, disputará o Mundial de Clubes em dezembro deste ano.

Os cinco times participantes pelo Brasil - Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians (quatro primeiros do Campeonato Brasileiro 2014) e Atlético MG (vencedor da Copa do Brasil) - tiveram altos e baixos, de diferentes magnitudes, mas todos se salvaram.

É interessante constatar que os desempenhos desses times na primeira fase da Libertadores não teve correlação com o que houve no Brasileirão, no qual o Cruzeiro se sagrou campeão. Em muito pouco tempo, desde o final do torneio em dezembro de 2014 até o dia de hoje, muita coisa aconteceu.

Antes, porém, de comentar o que houve, consideremos a  tabela e os gráficos a seguir, que apresentam os resultados dos oito grupos da Libertadores 2015 em sua primeira fase, incluindo  todos os times classificados para os mata-matas:



Constatam-se:

1) A melhor campanha foi a do Boca Juniors, da Argentina, do grupo 5, com 18 pontos conquistados e 100% de aproveitamento. Uma campanha nota 10.

2) A pior campanha foi a do River Plate, do grupo 6, com 7 pontos e aproveitamento de 38,9%. A diferença entre a melhor e a pior campanhas é superior à pontuação da pior campanha. O torneio tem sido bastante desigual.

3) A campanha média foi de 11,3 pontos. Dos brasileiros, Cruzeiro e Atlético MG ficaram abaixo desse patamar (a Raposa bem próxima desse marco).

4) O Corinthians e o Internacional foram os melhores times brasileiros, com 13 pontos conquistados e aproveitamento de 72,2%. São acompanhados por São Paulo (12 pontos, 66,7% de aproveitamento), Cruzeiro (11, 61,1%) e Atlético MG (9, 50,0%). 

5) No grupo 1, o Atlético MG chegou ao jogo final precisando vencer por dois gols de diferença, conforme ocorrido nos dois últimos anos em vários jogos. Perdeu dois jogos ao longo do torneio. Conseguiu os pontos de que precisava no jogo final e termina a primeira fase como segundo colocado do grupo.

6) No grupo 2, o Corinthians, como quarto colocado do Brasileirão 2014, teve que disputar uma pre-Libertadores, mas avançou. Teve um empate e uma derrota, mas termina como líder do grupo. Já o São Paulo, muito criticado pelo futebol fraco, termina em segundo lugar, com uma derrota, e vencendo a partida final contra o próprio Corinthians.

7) No grupo 3, o Cruzeiro, bicampeão do Brasileirão em 2013-2014, teve seu  time vencedor desmontado no início do ano de 2015, com a venda de jogadores fundamentais. Teve tropeços (uma derrota e dois empates). E teve que jogar para vencer a partida final contra o Universitario de Sucre, também classificado. Termina como líder do seu grupo (3).

8) No grupo 4, o Internacional, terceiro colocado do Brasileirão, sofreu apenas um empate, e  termina líder do grupo. Mesmo assim, o futebol teve momentos de alta e baixa. Chegou à partida final precisando apenas de um empate e venceu.

9) Embora alguns especialistas entendam ser o Corinthians o time como melhor desempenho do Brasil no presente momento, a verdade é que os times brasileiros têm problemas que precisam ser trabalhados, responsáveis por suas falhas na fase inicial.


Bem, agora, inicia-se a segunda fase. É como se fosse outra Libertadores, com outra lógica. Neste momento, provavelmente todos pensam em algum descanso, por que o desgaste físico e emocional foi grande. 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário