sábado, 25 de abril de 2015

Breve retrospectiva da semana (19 a 25 de abril)

Crédito: digitalart
A semana foi intensa e seus principais eventos estão indicados a seguir.

1 - Libertadores

Todos os times brasileiros participantes tiveram jogos na semana e todos se classificaram para as oitavas, com os seguintes resultados:

- Cruzeiro 2 x 0 Universitario de Sucre.
- Atlético MG 2 x 0 Colo Colo.
- São Paulo 2 x 0 Corinthians.
- Internacional 1 x 0 The Strongest.

Foi a noite dos 2 a 0, com exceção do jogo do Internacional. Exceto pelo Cruzeiro, cuja partida ocorreu em 21/04, terça-feira, os três outros times jogaram na noite seguinte.

Na primeira fase da Libertadores, encerrada, nenhum clube brasileiro foi brilhante. O Corinthians, considerando "melhor time do Brasil neste ano", teve percalços, o São Paulo foi intensamente criticado pelo futebol, o Cruzeiro ficou com pontuação inferior, ainda que muito próxima da média dos times classificados para os mata-matas e o Atlético MG teve a pior performance, entre os brasileiros. Isso significa: é preciso melhorar muito.

2 - Campeonatos Estaduais

Destacamos os clássicos, em 19/04, domingo:

- Corinthians 5 x 6 Palmeiras (disputa de pênaltis).
- Santos 2 x 1 São Paulo.
- Vasco 1 x 0 Flamengo.
- Cruzeiro 1 x 2 Atlético MG.

Esses resultados levaram às finais entre Palmeiras x Santos, Vasco e Botafogo, Atlético MG e Caldense (Poços de Caldas). No Rio Grande do Sul, disputam Grêmio e Internacional.

A principal novidade é a eliminação do Cruzeiro, em um contexto de contenda política com a Federação do seu Estado. Dessa forma, ter-se-á um time do interior disputando a final do Campeonato Mineiro (Caldense).

3 - Cruzeiro x FMF

A contenda prossegue. A Federação Mineira de Futebol (FMF) notificou extrajudicialmente o Cruzeiro, exigindo retratação em relação às duras críticas feitas, especialmente, pelo presidente do Clube, Gilvan de Pinho Tavares, sobre o presidente da FMF, Castellar Neto (ele seria atleticano e não teria equidade). Castellar se refere, em sua notificação, à possibilidade de violência de torcedores contra si e sua família. O Cruzeiro contra-notificou a FMF, por meio do seu jurídico, mantendo o dito e agregando evidências de que o comportamento do presidente da Federação não seria equânime.

Pontos de atenção

Destacamos os cinco times brasileiros nas oitavas da Libertadores, o que é boa notícia. Os próximos duelos serão: Cruzeiro x São Paulo, Internacional x Atlético MG e Corinthians x Guarani (PAR). Tomara que os times melhorem substancialmente, mas apenas três sobreviverão para a fase seguinte, as quartas da Libertadores.

Quando à contenda Cruzeiro x FMF, tudo indica que ela está apenas começando. Lembramos que essa desavença se soma à ruptura entre a dupla FlaFlu e a Federação Carioca (Ferj). Também fala-se na insatisfação do Atlético PR com o Campeonato Paranaense. Qual será o resultado desses desentendimentos? O esvaziamento de Campeonatos Regionais por esses grandes clubes?

Recomendamos também a leitura dos seguintes posts:

Libertadores e seus duelos nas oitavas
Desempenhos dos times brasileiros na fase inicial da Libertadores
Injustiça contra o Cruzeiro: vitória de Pirro?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário