domingo, 12 de abril de 2015

Breve retrospectiva da semana (5 a 11 de abril)

Crédito: digitalart
A semana que findou foi realmente trepidante. Vamos aos principais eventos:

1 - Flamengo 3 x 0 Fluminense (Carioquinha)

No domingo, dia 5, em jogo com manifestação de atletas do Flamengo e Fluminense contra a Federação Carioca (Ferj), o Rubro-Negro venceu o Tricolor por 3 a 0. Houve uma expulsão absurda de Fred, que sofreu falta, ao invés de ter feito a falta de que foi acusado. Revoltado, o centroavante disse que o Carioquinha acabou e pediu apoio à imprensa em relação aos problemas do futebol carioca.

Mesmo com essa derrota, o Fluminense venceu o Madureira ao longo da semana e se classificou, juntamente com Botafogo, Flamengo e Vasco. Nada diferente do esperado.

2 - Saída de Muricy Ramalho do São Paulo

Na segunda-feira, dia 6, Muricy Ramalho deixou de ser o treinador do São Paulo, após a derrota do time para o Botafogo/SP no dia anterior, por 2 a 0. O evento teve a ver com a saúde debilitada do treinador, mas na mídia, também se comentou a fritura do seu trabalho por dirigentes do Clube. Outro aspecto visível foi a falta de atitude de jogadores apáticos em campo.

As especulações na mídia abrangem nomes de técnicos como Alejandro Sabella (Seleção Argentina da Copa 2014), Vanderlei Luxemburgo e Abel Braga entre outros; provisoriamente, Milton Cruz fica à frente do time. No momento, o nome da vez é Sabella, mas não se definiu ainda sua contratação.

3 - Cruzeiro 3 x 0 Mineros de Guayanos (Libertadores, grupo 3)

Na terça-feira, dia 7, O Cruzeiro venceu o Mineros de Guayana, de 3 a 0, no Mineirão, colocando-se em posição confortável para passar à próxima fase: basta empatar o próximo jogo, na terça-feira, contra o Huracan. A vitória talvez seja o melhor desempenho do  time neste ano de 2015 e o Cruzeiro lidera o grupo 3.

Entretanto, antes da terça-feira, neste domingo, a Raposa terá que enfrentar hoje o Atlético MG, na segunda fase do Campeonato Mineiro. Após o jogo, que se realizará no Independência, a delegação estrelada seguirá viagem para a Argentina, visando enfrentar o Huracan.

4 - Atlético MG 2 x 0 Santa Fé (Libertadores, grupo 2)

Na quarta-feira dia 8, o Atlético MG alcançou importante vitória sobre o Santa Fé, da Colômbia, de 2 a 0. Dessa forma, o Galo saiu do sufoco da última posição do grupo 1, chegando à terceira posição do grupo, empatada em pontos com a segunda, do próprio Santa Fé.

Conforme dito acima, o Galo enfrentará a Raposa neste domingo. E na próxima quarta-feira, jogará contra o Atlas, sendo que o time terá um dia a mais de descanso para enfrentar o time chileno.

5 - Fechamento completo da primeira fase dos Estaduais e Fluminense 2 x 1 Botafogo

Na quarta-feira passada, dia 8, foi fechada a primeira fase dos quatro principais campeonatos estaduais do Brasil, sem surpresas, haja vista que todos os 12 maiores times estão nas semifinais.

Mesmo assim, no Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Atlético MG, ambos disputando a Libertadores, titubearam no futebol e não farão a final, que terá um desses dois times e um adversário do interior, a Caldense ou o Tombense. Os dois gigantes se enfrentam hoje, no Independência.

Ontem, sábado, o Tricolor venceu por 2 a 1 o Botafogo, no Maracanã, pela nova fase do Carioquinha. O resultado deixou o time em melhores condições para a próxima partida entre ambos, além de animar a torcida fluminense, que quase viu seu time ficar de fora (mas ele ficou entre os quatro grandes, afinal).

6 - Flamengo muda sua governança

Na terça-feira, dia 7, o Flamengo alterou seu estatuto criando uma série de melhorias em sua governança e administração financeira. O clube é o primeiro do País a se adequar a diversas regras da Medida Provisória (MP) n. 671/2015 (19/03/2015).

A propósito, por enquanto, essa postura, que deve ser enaltecida, é isolada entre os clubes de futebol do País. Tomara que mais times adiram a regras de governança melhores, em benefício do futebol.

7 - Bom Senso Futebol Clube apóia FlaFlu

Na quinta-feira, dia 8, o Bom Senso FC publicou um manifesto de apoio ao Flamengo e ao Fluminense em sua contenda contra a Ferj.

Pontos de atenção

No futebol, destacamos o desempenho de Cruzeiro e Atlético MG na Libertadores.

Fora do campo, a atitude do Flamengo, ao mudar seu estatuto para melhorar a governança. Show de bola fora do campo.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário