quarta-feira, 1 de abril de 2015

San Lorenzo vence São Paulo (e outras sobre o Tricolor)

Crédito: digitalart
O San Lorenzo, campeão da Libertadores 2014 e time do coração do Papa Francisco, venceu o São Paulo por 1 a 0, na Argentina, pela Libertadores 2015. Em postagem anterior sobre o São Paulo, dissemos que a chance disso acontecer era superior a 50% e, de fato, o time não jogou bem, a não ser em alguns momentos. Sem surpresas.

Entretanto, o Tricolor não precisa panicar (vocábulo criado ou pelo menos citado pela psicóloga da Seleção de Felipão na Copa 2014). O time ainda pode ganhar do Danubio e do Corinthians e se classificar para a próxima fase. Por ora, ele permanece em segundo lugar, com a mesma pontuação do San Lorenzo, 6 pontos, e com maior saldo de gols.

Em tempo, o São Paulo continua e, pelo visto, continuará na mídia esportiva e na berlinda. O destaque de hoje é o blog do Perrone, que publicou o post "Luxa, Abílio Diniz e Roberto Justus. Até eles têm a ver com a crise do SPFC". No texto, o colunista relata a possibilidade de Vanderlei Luxemburgo ser convidado a substituir Muricy Ramalho, se esse for demitido, conforme o andamento do time na Libertadores. Relata também as participações dos dois empresários citados, consultores do Tricolor, na mais recente reunião do Conselho Deliberativo, ocorrida na última segunda-feira, 30 de março.    

Seguem os pontos abaixo para reflexão:

1) O foco das críticas ao São Paulo é o futebol, mas a governança do São Paulo tem apresentado diversos problemas, existindo uma disputa de poder no clube, fartamente tratada pela mídia (Carlos Miguel Aidar x Juvenal Juvêncio). Mas não é só essa disputa que torna a governança sofrível.

2) As evidências são de que a disputa supracitada esteja influenciando os trabalhos no Centro de Treinamento (CT) e afetando o moral da Comissão Técnica e dos jogadores.

3) Conforme dito, o futebol são-paulino não anda bom, mas e o futebol dos demais times do Brasil? Por que tantas críticas em relação ao São Paulo e nem tantas sobre outros times (inclusive de outros estados), que também mereceriam ser criticados? Não estaria certo o jornalista José Trajano, da ESPN, ao comentar que talvez estejam exagerando em relação ao São Paulo e ao seu técnico? Veja aqui sua palavra no último programa "Linha de Passe" (30/03).

4) Pouco ou nada se comenta sobre a a saúde de Muricy Ramalho, que, segundo sua esposa, vem trabalhando com pedra na vesícula e, provavelmente, com cólicas e remédios para a dor. Este é o ambiente futebolístico ideal? Vitória a todo o custo, independentemente da saúde das pessoas? Mais: segundo Juca Kfouri, no mesmo "Linha de Passe" acima citado, quem segura Muricy no Tricolor é o vice-presidente de futebol (veja aqui). Como algo assim não influenciaria o técnico, especialmente em momento de problema de saúde?

Sugerimos, finalizando, a leitura dos seguintes posts:

- Mais São Paulo na mídia

E as dúvidas sobre o São Paulo continuam ...

O que está acontecendo com o São Paulo e seu futebol?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário