terça-feira, 7 de abril de 2015

Retrato dos principais Campeonatos Estaduais (5 de abril)

Crédito: digitalart
Vejamos a posição dos campeonatos paulista, carioca, mineiro e gaúcho:

Campeonato Paulista

Os grupos 1 a 4 fecharam o início da semana com os seguintes líderes e candidatos a classificação:

- G1 - São Paulo (29 pontos) e Red Bull Brasil (24).
- G2 - Corinthians (36) e Ponte Preta (27).
- G3 - Palmeiras (30) e Botafogo SP (19).
- G4 - Santos (31) e XV de Piracicaba (17).

Falta definir a segunda vaga do grupo 4, lembrando que Corinthians e São Paulo disputam, em paralelo, a Libertadores 2015 e no mesmo grupo, o de número 2, respectivamente com 12 e 6 pontos. Os destaques são a liderança do Corinthians bem como o jogo São Paulo 0 x 2 Botafogo SP, que culminou, junto com outros eventos, na queda do técnico Muricy Ramalho no início desta semana.  

Campeonato Carioca

O Flamengo lidera (35 pontos), seguido por Botafogo (33), Vasco (30) e Madureira (30). O Fluminense está com 28 pontos, mantendo, ainda, a possibilidade de classificação, se vencer o Madureira. Os destaques são a contenda FlaFlu x FerjOutros, que tem dado o que falar e as arbitragens de jogos como Flamengo 3 x 0 Fluminense (expulsão absurda de Fred) e Friburguense 5 x 4 Vasco (três pênaltis a favor do Vasco). A contenda citada implicou a foto de jogadores de Flamengo e Fluminense com uma das mãos sobre a boca, em protesto contra a Ferj.

Campeonato Mineiro (primeira fase)

A Caldense liderou (25 pontos), seguida pelo Cruzeiro (24), Atlético MG (22) e Tombense (20). Os destaques são a Caldense na liderança e a perda de hegemonia do Cruzeiro e Atlético, um dos quais disputará a final, necessariamente, com a Caldense ou o Tombense. A Raposa e o Galo disputam, em paralelo, a Libertadores, respectivamente nos grupos 3 e 1.

Campeonato Gaúcho (primeira fase)

O Internacional liderou (34 pontos), seguido por Grêmio (30) e mais seis times: Ypiranga RS (26), Brasil de Pelotas (26), Lajeadense (24), Juventude (21), Novo Hamburgo (21) e Cruzeiro RS (20). O Colorado tomou a liderança do Grêmio. O Colorado também está na Libertadores, no grupo 4. São destaques sua subida à primeira colocação, cabendo aqui a seguinte pergunta: haveria a necessidade de tantos times (8) na próxima fase?

Resumo da Ópera

A hegemonia de Cruzeiro e Atlético MG foi quebrada em Minas Gerais, pois pelo menos um dos dois times do interior, Caldense (Poços de Caldas) ou Tombense (Tombos) jogará a final do Campeonato Mineiro.

Ao mesmo tempo, o Fluminense precisa vencer o Madureira (e sem o atacante Fred), para prosseguir no Campeonato. Se perder, este terá, na próxima fase, Flamengo, Botafogo, Vasco e Madureira e um dos quatro grandes do Rio de Janeiro estará fora do torneio.

Quanto aos demais campeonatos, até o momento, a situação é de hegemonia de grandes times, observando que o São Paulo tem um técnico interino e provisório, Milton Cruz.

Finalizando, a contenda FlaFlu x FerjOutros prossegue. Os dois grandes times prometem não mais disputar o Carioquinha e estudam a criação de uma liga.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário