domingo, 2 de agosto de 2015

Mudar profundamente a governança: o São Paulo fará acontecer? (I)

Crédito: Feelart
Na terça-feira passada, 28 de julho, Abílio Diniz, membro do Conselho Deliberativo do São Paulo, blogueiro do UOL e são-paulino entusiasmado, a convite do presidente do Clube Carlos Miguel Aidar e do presidente desse Conselho, Carlos Augusto de Barros e Silva, expôs, aos conselheiros sua visão sobre a administração do Clube. Entre as mudanças discutidas, destacam-se:

1) A criação de um fundo de investimento que teria com ativo os contratos de jogadores. A ideia já vinha sendo discutida pelo São Paulo e a palavra de Diniz focou aspectos que ele considera importantes para o sucesso do referido fundo, solução vista como sendo de curto prazo para mitigar os riscos do elevado endividamento do São Paulo: regras claras, transparência e gestão profissional, de maneira a atrair investidores.

2) A criação de um conselho de administração e profissionalização da gestão, com a contratação de executivos remunerados para cada departamento. O presidente Carlos Miguel Aidar presidiria tal Conselho.

3) A execução das decisões do Conselho de Administração por um CEO, Alexandre Bourgeois, profissional que já vem trabalhando no São Paulo desde junho deste ano.

Para que as mudanças sejam implementadas, o Estatuto do Clube terá que ser mudado pelo Conselho Deliberativo, mas as mudanças não serão necessariamente fáceis, haja vista a resistência de dirigentes estatutários não remunerados, que perderão poder.

Outro ponto de atenção é a personalidade do presidente Carlos Miguel Aidar, que teve seu nome na mídia em meses recentes relacionado a questões que não sinalizam boa governança, conforme posts abaixo:

Mais São Paulo na mídia
E as dúvidas sobre o São Paulo continuam ...
O que está acontecendo com o São Paulo e seu futebol?
Atualizando o acordo São Paulo-BWA
O relato de Juca Kfouri sobre o acordo São Paulo-BWA
Aidar, presidente do São Paulo, fala sobre contrato com namorada

O São Paulo realmente implementará as mudanças? Segundo Abílio Diniz, a receptividade foi grande à sua exposição. Se o Tricolor conseguir implantar as mudanças pretendidas por Diniz, isso poderá determinar um salto de qualidade em sua administração, com reflexos positivos no futebol praticado. Iniciativas de melhoria da governança, a exemplo daquelas recentemente implantadas pelo Flamengo, são importantes para a sustentabilidade dos Clubes.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário