quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Atlético MG joga melhor e ganha de 2 x 0, mas arbitragem prejudica o Cruzeiro

O Atlético MG ganhou o primeiro jogo das finais, no Independência. Jogou melhor do que o Cruzeiro, que performou abaixo do que costuma fazer, e mereceu vencer, pela aplicação tática. O Cruzeiro não foi o Cruzeiro que temos visto brilhar.

Mesmo assim, a arbitragem prejudicou a Raposa. No primeiro gol, de Luan, este estava virtualmente impedido. Além disso, após os 2 x 0 alcançados com o gol de Dátolo, houve um toque de mão de Jémerson, que deveria ter sido tratado como pênalti. 

A nosso ver, um placar de 1 x 0 para o Atlético MG teria sido mais justo, dado que, de fato, o Galo jogou melhor, anulando a saída de bola da Raposa. Mesmo assim, se o gol de Luan tivesse sido invalidado, e se o pênalti tivesse sido marcado a favor do Cruzeiro e convertido, o jogo poderia ter terminado em 1 x 1. No pior dos mundos, em 1 x 0.

Este se torna mais um exemplo, entre muitos, de como uma arbitragem imperfeita pode afetar uma decisão de campeonato. Pode-se discutir longamente se o árbitro e seus auxiliares teriam condições de apitar corretamente, em função da velocidade das jogadas, mas isso não altera o efeito dos erros sobre o resultado.

Agora, temos uma situação peculiar: o Cruzeiro precisa ganhar o segundo jogo, daqui a duas semanas, pela diferença de 3 x 0, conquistando a mesma proeza que o Atlético MG conquistou recentemente contra o Corinthians e o Flamengo, em duas viradas sensacionais. Isso não é impossível, por que no Mineirão, o histórico do Cruzeiro é de grande domínio, mas por enquanto, a vantagem é do Atlético MG.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário