quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cruzeiro e São Paulo x Demais Times do G7

O Cruzeiro e o São Paulo são, até o momento, os únicos times do G7 do Brasileirão com o indicador vitórias por jogo (aproveitamento percentual) superior a 50% (confira aqui). 

O G7, em nossos posts mais recentes, corresponde ao grupo de times com chances de integrarem, ao final do Brasileirão, o G4, ou seja, o grupo dos quatro a terem o direito de disputar o torneio Libertadores da América, correspondente aos quatro melhores pontuados do Campeonato nacional.

Assim sendo, construímos o gráfico do tipo radar abaixo apresentado, comparando, o indicador pontos por jogo para São Paulo e Cruzeiro (média entre ambos) e para Corinthians, Atlético MG, Internacional, Grêmio e Fluminense (média entre esses): 

Indicador pontos por jogo


As médias supracitadas são calculadas a cada rodada no gráfico. Conforme se verifica, o Líder e o Vice-Líder do Brasileirão, juntos, têm sido melhores do que os demais times comparados no indicador citado, em conjunto, e isso tem ocorrido na maior parte do Brasileirão. 

Nossa conclusão é que independentemente de quem for declarado campeão do Campeonato, Cruzeiro e São Paulo merecem ir e irão à Libertadores.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário