sábado, 15 de novembro de 2014

Por que refletir sobre os 7 x 1 é crucial

Crédito: Rendeeplumia
Um estimado leitor deste blog questionou se não estaríamos "por demais fixados" nos 7 x 1 que a Seleção da Alemanha impôs à Seleção do Brasil na Copa 2014 finalizada em nosso País há cerca de quatro meses. Segundo esse leitor, temos que "esquecer" esse momento, se quisermos avançar, pois "não se vive a vida pelo espelho retrovisor". Sobre essa última parte, estamos de pleno acordo, mas não quando a esquecer.

Expliquemos o nosso ponto de vista: enquanto as causas que conduziram à humilhação do Brasil na Copa 2014 não forem profundamente entendidas e enquanto não tivermos um Plano de Ação bem fundamentado para mudar o panorama, o sistema de futebol que produziu o blackout no Mineirão (ou Mineirazzo, segundo alguns o chamam) não terá como mudar, ao menos significativamente. O futuro somente pode ser diferente com uma intervenção no presente (ou então no futuro próximo).

Se o sistema não muda e se as regras do jogo, em um nível mais alto, não evoluem, continuamos a ver o que temos visto: futebol fraco (com as exceções dos dois gigantes do futebol mineiro e de três ou quatro times adicionais do G7 do Brasileirão), equipes outrora vibrantes e gloriosas em franca decadência, expatriação sistemática de talentos, carência de bons técnicos de futebol, arbitragens ruins, torcidas em frustração, arrecadações fracas em estádios, enfraquecimento dos clubes e la nave va. 

Os brasileiros adoram futebol, esse esporte gera uma atenção enorme das pessoas de todas as classes sociais, um interesse gigantesco e genuíno. Naturalmente, achamos que outros esportes também precisam receber atenção, para não ficarmos apenas no futebol, mas neste momento, o foco deste blog é o soccer. E o espírito deste modesto blog é dar uma contribuição ínfima, mas sempre buscando sensatez para o fortalecimento do futebol no Brasil.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário