domingo, 23 de novembro de 2014

Por que o Cruzeiro é campeão do Brasileirão? (I / III)

Fonte: UOL

A Performance do Campeão - Cruzeiro x Cruzeiro

Neste primeiro post de uma sequência de três, iniciamos apresentando o gráfico a seguir, com os resultados dos jogos disputados pelo Cruzeiro no Brasileirão 2014 até a rodada 36, em pontos conquistados por jogo:

2014

Há algum tempo, após a rodada 32, fizemos uma análise dividindo o desempenho do time em dois tempos: até a rodada 20 e da rodada 21 até a 32 (veja aqui).  

Após a excelente performance da Raposa nas últimas cinco rodadas, refinamos nossa análise, desta vez dividindo o Brasileirão em três fases: 

- Rodada 21 a 20 - fase de aceleração, com grande aproveitamento (70%).

- Rodada 21 a 28 - fase de desaceleração, com desgaste e menor aproveitamento (37,5%).

- Rodada 29 a 36 - fase de reaceleração, com superação e aproveitamento máximo, até aqui (75%).

Com esses números, o indicador pontos conquistados por pontos disputados (aproveitamento percentual), se torna, respectivamente, 70%, 37,5% e 75% para as três etapas, sendo o valor global 70,4%, idêntico àquele alcançado no Brasileirão 2013. Se nos dois jogos que faltam para a Raposa disputar ela perder, o aproveitamento da terceira fase caiará para 60%.

Consideremos, agora, o gráfico acima para o ano de 2013, para o mesmo indicador pontos por jogo, quando o Cruzeiro também foi campeão:

2013

Também identificamos, no gráfico acima, três fases; porém, distintas das fases do Brasileirão deste ano para o Cruzeiro: 

- Rodada 1 a 14 - fase de aquecimento, com médio aproveitamento (50%).

- Rodada 15 a 26 - fase de aceleração, com espetacular aproveitamento (91,7%).

- Rodada 29 a 36 - fase de desaceleração, com menor aproveitamento e  breve pico de vitórias nas rodadas 31 a 34  (41,7%).

Note-se, acima, a forte cadeia de vitórias, na segunda fase. O Cruzeiro chegou a vencer seguidamente oito vezes, o que não conseguiu em 2014 (no máximo, poderá chegar a sete vitórias, se vencer os próximos dois jogos).

Naturalmente, a categorização que fizemos das fases dos dois Brasileirões disputados pelo Cruzeiro seguiu uma lógica que nos pareceu razoável, mas outras categorizações, inclusive mais "fatiadas", seriam factíveis. Mesmo assim, a conclusão seria a mesma: conforme se verifica, 2014 foi bem diferente de 2013, embora tenha terminado, também, com a vitória.

Segundo nossa avaliação, no ano passado, a Raposa correu mais devagar nos primeiros jogos, depois acelerou fortemente, para tirar o pé do freio nos jogos finais. Neste ano, ela acelerou com força no início, desacelerou no meio, por desgaste, e tornou a acelerar no final, para arrematar  a vitória. Foram duas formas de performar diferentes, mas que produziram o mesmo resultado: vitória no campeonato e o tetracampeonato.

Neste ano, o time se cansou mais cedo, talvez por disputar mais jogos (Libertadores e torneio amistoso nos EUA) e acelerar mais cedo (primeira fase do primeiro gráfico acima). São pontos para reflexão dos dirigentes do Cruzeiro, pensando em 2015. O time teve recursos humanos e técnicos para chegar ao tri-tetracampeonato em 2013-2014, mas qual será a sua formação em 2015? Quais jogadores ficarão e quais poderão sair? E mais, a prioridade será o penta, ou os dirigentes do Cruzeiro priorizarão o torneio Libertadores da América e o Mundial de Clubes?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário