sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Seleção de Dunga não precisa de psicólogos

A Seleção Brasileira, na visão de Dunga, não precisa de psicólogos, não carece de um trabalho psicológico mais estruturado. Mesmo assim, os atletas poderão contar com os conselhos e apoio de jogadores mais experientes. Dunga quer assim e, a nosso ver, esta é uma visão completamente equivocada.

Uma coisa não invalida a outra. Dinheiro não faltará (como não faltou) para a Seleção tentar o hexa-campeonato. Todas as ferramentas sérias e que servirem para ajudar deveriam ser usadas. Grande foi a nossa perplexidade ao tomar conhecimento de que apenas no meio da Copa 2014, Felipão chamou uma psicóloga (e na base da amizade, sem um contrato! Algo muito "profissional"), para ajudar a equipe.

Futebol é um esporte de equipe fortemente influenciado pelo emocional. Por que, por exemplo, os times costumam ganhar mais de seus adversários quando têm mando de campo? Por que os estádios têm poderes sobrenaturais? Ou por que a força da torcida afeta o emocional dos jogadores? E o blackout dos 7 x 1 na vitória da Alemanha sobre o Brasil, seu principal fundamento foi físico ou emocional?

Enfim, veja mais aqui.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário