sábado, 29 de novembro de 2014

Qual foi o diferencial do Atlético MG na final da Copa do Brasil?

Crédito: Koratmember 
Acreditamos que Cruzeiro e Atlético priorizaram o campeonato que lhe daria mais chances de vitória. A Raposa priorizou o Brasileirão e o Galo, a Copa do Brasil. A nosso ver, essa estratégia deu certo: ambos ganharam e ambos perderam. No conjunto, o futebol mineiro ganhou.

Com base na estrutura que apresentamos em post anterior (aqui) e que temos usado para várias análises neste blog, segue a nossa análise sobre a vitória do Atlético MG sobre o Cruzeiro no jogo ocorrido na última quarta-feira, 26/11, pela Copa do Brasil.
                                                                                                          
1 - Integridade de escolha

Não vemos aqui maiores problemas, o técnico Levir Culpi colocou em campo os melhores jogadores de que dispunha.

2 - Consciência de coletividade

Percebemos elevado nível de união entre os jogadores do Atlético MG. Ressalte-se, ainda, a percepção de bom clima entre esses e o treinador.

3 - Atitude

A atitude demonstrada pelo Atlético MG foi forte. Não se questiona esse ponto. O Cruzeiro, possivelmente em função das condições físicas desgastadas (Ceará, por exemplo, jogou sem ter-se recuperado de uma lesão), não conseguiu ter a mesma atitude. Sem dúvida, este foi um diferencial do Atlético MG.

4 - Respeito ao adversário

O Atlético MG respeitou o adversário, ficando ligado 100% do tempo e neutralizando bem as jogadas do Cruzeiro.

5 - Boa execução de esquemas táticos

Embora com esquemas táticos similares (4-2-3-1), o Atlético MG jogou de maneira mais ágil, em bloco, concedendo quase nenhum espaço aos jogadores do Cruzeiro. Este foi, sem dúvida, o segundo grande diferencial da equipe alvi-negra.
  
6 - Talentos

Talentos como Dátolo, Tardelli e Luan fizeram diferença. Dátolo, especificamente, foi um gigante no meio de campo. No caso de Luan, este jogou parte do primeiro tempo do segundo jogo. Os demais jogadores não colocaram o time sob risco e jogaram bem. Assim, esses talentos foram o terceiro diferencial da vitória.

7 - Entrosamento

O entrosamento foi bom e totalmente concentrado em vencer.

Conclusão: o Atlético MG foi melhor nos dois jogos e venceu com mérito. Resta aprofundar, junto ao técnico Levir Culpi e aos jogadores, as causas profundas que culminaram no desempenho superior.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário