segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Por que o Cruzeiro é campeão do Brasileirão? (II / III)

Fonte: UOL


A Performance do Campeão - Cruzeiro x G7

Neste segundo post de uma sequência de três, apresentamos, inicialmente, o gráfico a seguir, com o indicador número de pontos conquistados nos jogos disputados pelo Cruzeiro no Brasileirão 2014 até a rodada 36. O indicador é demonstrado para o Cruzeiro e para os demais times do G7:


De quais times estamos tratando? Quem integra o G7? Para fins deste post, são eles: São Paulo, Corinthians, Internacional, Atlético MG, Grêmio e Fluminense. Apenas Cruzeiro e São Paulo têm vaga garantida no torneio Libertadores da América 2015. 

Conforme se verifica, durante praticamente todo o Campeonato, a Raposa liderou no indicador em questão. Além disso, na média geral, ela conquistou 2,2 pontos por jogo, contra 1,9 do São Paulo e 1,7 dos demais times do G7, Tricolor aí incluído. Para estimar os números do G7, foi tirada a média dos pontos alcançados pelos times dele integrantes, retirando-se o Cruzeiro da contagem.

A Raposa se manteve à frente da concorrência na maior parte do Brasileirão e podemos afirmar que mesmo em momentos de derrota, outros também perderam, de maneira que o time não se prejudicou.

Outra forma de comparar o Cruzeiro com os demais times do G7 é por meio do número de pontos conquistados por pontos disputados, ou aproveitamento, conforme a seguir:


Note-se que o time alvi-celeste é o único com aproveitamento superior a 70% até a rodada 36, faltando ainda duas rodadas para o fim do Brasileirão.

Todos os números acima demonstram a superioridade cruzeirense no Brasileirão 2014. Mas faltam outros. O Cruzeiro ainda apresenta o maior número de vitórias e o maior saldo de gols do Campeonato, conforme tabela abaixo:


Resumindo: vitória merecida, incontestável. Venceu o melhor.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário