segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Dante reconhece que emocional pesou nos 7 x 1

O jogador Dante afirmou que o fator psicológico foi determinante para a histórica goleada da Alemanha sobre o Brasil, na Copa 2014, os inacreditáveis 7 x 1. Segundo o jogador, a Seleção não teria se preparado psicologicamente de forma adequada para a Copa, não tendo raciocinado, após tomar três gols. O jogador também opinou que o placar não reflete a diferença de qualidade entre as duas Seleções, mas a forma como, psicologicamente, os brasileiros se colocaram sob pressão e sem preparo para adversidades.

A nosso ver, Dante tem razão, ainda que parcialmente. A nosso ver, o despreparo emocional da equipe destruiu a atitude firme que a Seleção Brasileira deveria ter tido frente à Seleção da Alemanha. Mas isso é apenas parte do problema. A grande verdade é que o Brasil não preparou, em vários quesitos, uma Seleção vencedora e capaz de ganhar a Copa 2014 (ou ao menos de disputar a partida final). Neste post aqui, analisamos, brevemente, sete quesitos que, a nosso ver, o Brasil deixou de atender. Veja também mais aqui sobre as considerações de Dante.

Mesmo assim, apreciamos as palavras do jogador, por que elas reforçam algo sobre o que temos dito em vários posts: é preciso que tenhamos um diagnóstico sério, verdadeiro, honesto, sobre por que a Seleção Brasileira perdeu por 7 x 1 da Seleção da Alemanha e por que, poucos dias após, perdeu de 3 x 0 da Seleção da Holanda. Não fazer esse diagnóstico e buscar corrigir problemas de qualquer maneira poderá não nos levar a lugar nenhum.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário