domingo, 2 de novembro de 2014

Finanças dos clubes sob risco

O estudo denominado “2013: Dinheiro na mão é vendaval”, baseado em informações divulgadas pelos clubes de futebol nacionais, elaborado pelo Itaú BBA, demonstra problemas sérios nas finanças dessas agremiações.

O quadro não é nada bom. Um dos gráficos mais eloquentes e que preocupam é aquele reproduzido abaixo, no qual estão plotadas as receitas líquidas (receitas recorrentes e sem a venda de jogadores), as despesas e o chamado EBITDA (sigla em inglês cujo correspondente em português é LAJIDA, ou seja, lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização):



Note-se que em 2013, as despesas ultrapassam as receitas líquidas (recorrentes) e o LAJIDA é negativo em R$ 107,4 milhões. Mas há outros aspectos preocupantes na gestão financeira dos clubes. Para mais análises e comentários sobre o estudo em questão, clique aqui.

Definitivamente, o futebol brasileiro tem sérios problemas em campo e também fora de campo. Os 10 x 1 contra Alemanha e Holanda  não resultaram de um simples apagão em campo e precisam de uma análise que vá às correntes mais profundas do nosso futebol, visando buscar soluções que o tornem, novamente, uma das grandes referências mundiais. 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário